» INAUGURAÇÃO RODOVIA GUILHERME SCATENA PDF Imprimir E-mail

Acompanhado de outras autoridades, o prefeito Newton Lima inaugurou a pavimentação dos 8 km da rodovia Guilherme Scatena, conhecida também como estrada do 29, realizando o sonho de 30 anos dos moradores da região. A obra custou 2,6 milhões de reais e só foi possível graças a uma parceria entre o governo federal, estadual e municipal. Planejada de forma ecologicamente correta, a rodovia conta com dois túneis para a passagem de animais sob a pista, buscando diminuir casos de atropelamento.




PREFEITURA ENTREGA ASFALTO DA ESTRADA DO 29

O prefeito Newton Lima entregou na manhã de sábado, dia 26, a pavimentação dos 8 km da rodovia Guilherme Scatena – também conhecida como estrada do 29 –, no trecho entre a Embrapa Pecuária Sudeste e o Balneário Turístico do 29. Estiveram presentes o vice-prefeito Emerson Leal, o presidente da Câmara Edson Fermiano, o deputado federal Lobbe Neto, o reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Oswaldo Baptista Duarte Filho, o chefe da Embrapa Pecuária Sudeste Nelson Novaes, o secretário de Transporte, Trânsito e Vias Públicas Ricardo Meirelles, além de representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Associação dos Moradores do 29. O padre José Carlos Fredericce deu a bênção à nova estrada.

A pavimentação da Guilherme Scatena, além de ser um sonho dos moradores que se torna realidade após quase 30 anos, é fundamental tanto para o desenvolvimento do turismo quanto para o escoamento da produção agrícola e mineral existente na região. A obra custou 2,6 milhões de reais e só foi possível graças a uma parceria entre o governo federal, estadual e municipal. A participação do governo federal se deu por meio de uma emenda do deputado Lobbe Neto, junto ao Ministério do Turismo, que liberou R$ 720.000,00. No caso do governo estadual, a liberação de R$ 1.219.000,00 veio por meio do restante dos recursos, R$ 661.000,00, ficou por conta da Prefeitura de São Carlos.

“Essa é mais uma obra que respeita o meio ambiente”, destacou o prefeito, lembrando que o projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente de São Carlos (Comdema). Ele enfatizou a importância da construção de quatro passagens sob a estrada, sendo duas para gado e duas para animais silvestres, para proteger a fauna da região e evitar atropelamentos desses animais e também do gado. Newton Lima destacou também a relevância da estrada sob os aspectos econômicos e sociais, uma vez que atenderá tanto o escoamento de produtos – laranja, cana-de-açúcar, álcool e açúcar –, o desenvolvimento do turismo – aumento da visitação na represa do 29 – e moradores do bairro. “Todas as nossas iniciativas levam em consideração diversos fatores”, observou.

Segundo o prefeito, a região do 29, que atualmente é utilizada para lazer, sofre um processo de degradação, já que a infra-estrutura é praticamente inexistente. “Por isso já estamos trabalhando junto à CPFL para fazer um projeto de uso sustentável do local”, anunciou. “Durante essa semana a CPFL já apresentou um diagnóstico com os problemas e agora vamos trabalhar para fazer o projeto e viabilizá-lo”, explicou.

Newton Lima fez questão de registrar os agradecimentos aos diversos atores que colaboraram para a entrega da obra, como o governo do Estado e o deputado Lobbe Neto, e a União, que por meio do Ministério do Turismo liberou parte dos recursos. “Temos que lembrar da participação do ex-ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, que nos atendeu com a liberação da emenda do deputado”, finalizou. Após a bênção do padre José Carlos, que fez questão de registrar o empenho do prefeito Newton Lima para realizar a obra, as autoridades descerraram a placa de inauguração e a fita, descendo em carreata até ao bairro, onde participaram de uma missa.

Túneis



A pavimentação da Guilherme Scatena foi planejada de forma ecologicamente correta, tanto que no trecho ao longo da Embrapa Pecuária Sudeste foram construídos quatro túneis para a passagem de animais por baixo da pista. Dois deles para animais silvestres, no local em que a estrada corta um corredor ecológico de mata nativa, onde vivem onças, lobos-guarás, cachorros do mato, capivaras e quatis, entre outros. Com isso, possíveis atropelamentos de animais serão evitados ou, ao menos, reduzidos. Outra medida de segurança para a fauna local foi a instalação de lombadas para redução da velocidade dos veículos, nos 100 metros onde a estrada cruza a mata, além da sinalização horizontal e vertical.

Nessa área, foram plantadas, em dezembro passado, quase 10 mil mudas de árvores nativas, ligando esse corredor ecológico, que vai da reserva da Embrapa Pecuária Sudeste (com 810 hectares), à reserva da vizinha Fazenda Engenho Velho. Toda essa área será em breve ligada às matas do Parque Ecológico e da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), que formarão assim uma grande área preservada com aproximadamente 9km de comprimento e mais de 1.000 hectares. Os outros dois túneis subterrâneos, localizados entre pastagens, são para a travessia de gado e de trabalhadores da Embrapa Pecuária Sudeste, o que dará mais segurança aos motoristas, aos trabalhadores e aos animais.

(28/05/07)
 
 

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