» SAAE PDF Imprimir E-mail


Estudantes conhecem ciclo de tratamento da água.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL BUSCA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO

Com o objetivo de conscientizar a população para a modificação de atitudes em relação aos recursos naturais e à biodiversidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia da Prefeitura, está elaborando um detalhado programa de Educação Ambiental com a meta de envolver vários segmentos da cidade. Por determinação da atual diretoria, foi nomeada uma comissão de servidores de vários departamentos que será responsável pelo cronograma de ações e atividades ao longo deste ano. “A educação sempre teve a principal função de criar cidadãos capazes de interferir nas relações humanas e ambientais, construindo assim novos valores, hábitos e formulando uma nova ética para o planeta”, analisa o diretor-geral do SAAE, Eduardo Cotrim.

Em princípio, a autarquia está abrindo as portas da Estação de Tratamento de Água (ETA), situada na avenida Carlos Botelho, para que estudantes da rede pública (municipal e estadual) e privada possam conhecer in loco todo o processo de tratamento pelo qual passa a água consumida pela população, desde as captações do Monjolinho e ribeirão Feijão até a chegada nas torneiras das residências. Na primeira parte dessa visita os alunos têm uma aula teórica com a utilização de vídeos e slides. Em seguida, os monitores da estação apresentam as fases de coagulação, floculação, decantação, filtração, cloração, correção de pH e fluoretação.

Roteiro da qualidade
A ETA São Carlos é do tipo convencional, com capacidade para o tratamento de até 540 l/s. Para complementar esse sistema de abastecimento, o SAAE possui 21 poços profundos situados em diversos bairros, totalizando uma produção máxima de 2.400 m3/h. A água, depois de tratada, é distribuída ao consumo por gravidade e recalque. Esta transferência é realizada por conjuntos motor-bomba até os reservatórios. A qualidade da água distribuída é controlada, com amostras coletadas em pontos estratégicos da rede, atendendo as especificações exigidas pela Portaria nº 0518/04 do Ministério da Saúde.

Apresentando alguma anomalia, são tomadas as providências cabíveis para o restabelecimento do padrão normal. “O objetivo deste programa ambiental é que o cidadão desenvolva respeito pela biodiversidade, utilize a água com parcimônia, conserve os cursos d’água, preserve os recursos naturais, não jogue lixo em locais impróprios, plante árvores, refloreste as matas ciliares e sempre valorize a natureza”, enfatiza Cotrim.

Conheça os processos de tratamento da água:
Captação: é o processo pelo qual a Estação de Tratamento de Água (ETA) recebe a água de rios e poços, através de bombeamentos em tubos chamados adutoras.

Floculação: chegando à ETA, a água recebe uma dose de sulfato de alumínio e cal hidratada que transformam as impurezas em flocos.

Decantação: os flocos que concentram as impurezas vão pouco a pouco ficando mais pesados que a água e isso faz com que toda sujeira seja depositada no tanque, deixando a água bem mais clara e reduzindo as impurezas.

Reservatório: depois de tratada, a água é transportada através de adutoras para os grandes reservatórios, de onde será distribuída para a cidade.

Desinfecção: consiste em adicionar cloro e flúor para a remoção completa das bactérias existentes na água e também cuidar de nossos dentes. Após a desinfecção são realizadas análises no laboratório para que a qualidade da água esteja sempre dentro dos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Filtração: serve para separar a água das impurezas. A filtração consiste em se fazer passar a água através de substâncias porosas como a areia e o carvão antracito, que são capazes de reter os flocos e demais materiais que não decantaram.

Confira 8 dicas para economizar água:
1. No banho, desligue o chuveiro na hora de ensaboar.
2. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.
3. Use a descarga somente o necessário e não jogue na privada objetos que possam ser jogados no lixo.
4. Use balde para lavar o carro.
5. Regue jardins ou gramados apenas no final da tarde.
6. Ensaboe a louça toda de uma vez para depois enxaguá-las.
7. Utilize a água das roupas para lavar o quintal; não use a mangueira como vassora.
8. Mantenha as torneiras, descargas, chuveiros, bóias de caixa d’água e tubulações sem vazamentos.

(23/05/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos