» COMUNIDADE COMEMORA OS 40 ANOS DA EMEI JULIEN FAUVEL PDF Imprimir E-mail


Autoridades e familiares de Julien Fauvel
descerrando placa comemorativa.Carlos Fauvel recebe placa do prefeito
Newton Lima.Alunos se apresentaram durante a festa.
A comunidade da região do bairro Tijuco Preto compareceu na manhã do domingo, dia 20, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) “Julien Fauvel” para participar da festa de comemoração dos 40 anos de inauguração da escola. O prefeito Newton Lima esteve presente ao lado da secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, do presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Fermiano, do diretor do Departamento de Educação Infantil, José Maria Loureiro Diniz, e de familiares do patrono da escola.

A festa contou com um desfile da turma da recreação apresentando as modalidades esportivas desenvolvidas na escolam, como natação, voleibol, basquetebol, futsal, entre outras. Houve também apresentações musicais pelos alunos da pré-escola, apresentação da banda da turma da recreação e da turma da EJA, que apresentou um jogral com o tema “A educação para nós é muito importante; quando adquirida ninguém jamais tira”. Em seguida, foi descerrada uma placa marcando a comemoração dos 40 anos da EMEI e servido um café da manhã.

Bastante emocionado, o diretor da EMEI, Sérgio Roberto de Oliveira, agradeceu a confiança da administração em seu trabalho. “Tudo aquilo que nós fazemos tem como objetivo o bem-estar das crianças. O trabalho que desenvolvemos visa proporcionar um ensino de qualidade para todas elas”, disse. Carlos Roberto Meirelles Fauvel, neto do patrono da escola, recebeu uma placa comemorativa, e em nome da família agradeceu a festa que a Prefeitura realizou para marcar os 40 anos de inauguração da EMEI. “A família fica muito agradecida por esta homenagem, pois o meu avô foi uma pessoa que sempre batalhou muito pela educação e emprestar seu nome a uma escola é uma forma de manter viva a sua memória”, concluiu.

Para Géria, a política municipal de educação contempla um ensino de qualidade e é isso que a comunidade tem visto e aprovado. “Nossa administração trata a educação como prioridade. Temos avançado significativamente nos últimos anos e isso se reflete na melhoria da qualidade do ensino municipal”, revelou. Newton Lima dirigiu-se ao público presente dando um bom dia especial às crianças, ao mesmo tempo em que ressaltou a importância dos idosos que freqüentam a Educação de Jovens e Adultos. “Nós sabemos que ser alfabetizado na idade escolar é uma coisa, mas, quando esse processo se dá depois de anos de vida e com a necessidade de trabalhar durante o dia e estudar à noite, a história é outra”, disse.

Segundo o prefeito, a trajetória de Julien Fauvel é um exemplo de vida a ser seguido, já que o professor e filósofo dedicou grande parte dela à educação. “Desde que chegou a São Carlos, em 1912, vindo da França, Julien Fauvel mostrou seu amor pela educação e nada mais justo que estarmos prestando esta homenagem hoje, comemorando os 40 anos de inauguração de uma escola que leva o seu nome”, finalizou.

Quem foi Julien Fauvel
Julien Jacques Fauvel nasceu em Havre, na França, no dia 6 de abril de 1866, formou-se em filosofia e também como brigadeiro. Veio para o Brasil em 1910, quando desembarcou em Santos. Em 1912 transferiu-se para São Carlos, tendo lecionado aqui inglês e francês. Como esportista, foi goleiro da equipe de futebol do Ideal Futebol Clube. Casou-se com D. Philomena Guimarães e teve 5 filhos: Raul, João Carlos, Carlos Antonio, Ivete e Paulo Guimarães Fauvel.

Homem dotado de grande inteligência e sólida cultura, inteiramente dedicado ao progresso de São Carlos, fundou na cidade um curso comercial que constava correspondências em português, francês, inglês, datilografia, taquigrafia, e mais tarde anexadas matemática e escrituração mercantil. Em 1921, o curso foi filiado à Escola de Comércio “Olavo Bilac”, de Rio Claro. Com a Lei Federal de 1925 oficializando o ensino comercial no país e São Carlos tendo seu curso bem organizado, Fauvel conseguiu, mediante inspeção permanente, a oficialização do curso comercial, que passou a denominar-se “Escola Técnica de Comércio de São Carlos”.

O professor Julien Fauvel foi lecionar no Ginásio Estadual de Jaú em 1954, ministrando aulas de francês, inglês e grego. No ano de 1958 retornou a São Carlos, como diretor da Escola de Comércio, e acabou falecendo no dia 4 de setembro.

(21/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos