» EMEI JULIEN FAUVEL FAZ FESTA PARA COMEMORAR OS 40 ANOS PDF Imprimir E-mail



A EMEI “Julien Fauvel” (rua Antônio Blanco, 555, Tijuco Preto), realiza na manhã deste domingo, dia 20, a partir das 9h, uma festa para comemorar os 40 anos de inauguração da unidade. Juntamente com os professores e funcionários, a diretoria da EMEI programou uma série de atividades para comemorar esse quadragésimo aniversário. Haverá apresentações musicais, e desfile das turmas da recreação, apresentando modalidades esportivas e a música “O Abecedário”, dos alunos da pré-escola, com a música “Herdeiros do Futuro”, “Sonho de Paz” e “A Chuvinha”, e ainda uma apresentação da turma da EJA que irá recitar uma poesia.

História da EMEI
A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) “Julien Fauvel” foi criada pelo Decreto Municipal nº 5.579 de 6 de abril de 1967, e suas atividades iniciadas em 21 de abril do mesmo ano. O nome presta homenagem ao emérito professor que fundou a Escola Técnica de Comércio de São Carlos. A EMEI, que conta com 23 funcionários, entre diretoria, professores e pessoal administrativo, atende atualmente 220 alunos com idade entre 2 anos e meio e seis anos (pré-escola) e seis e doze anos (Recreação), daquela região da cidade, compreendendo os bairros Tijuco Preto, Vila Brasília, Cidade Jardim, Vila São José, Jardim São João Batista, entre outros.

Funciona também na EMEI uma sala de 1º ano com 25 alunos do ensino fundamental da EMEB “Antonio Stela Moruzzi” e uma sala de Educação de Jovens e Adultos, que conta com outros 23 alunos. Segundo o diretor, Sergio Roberto de Oliveira, a comunidade vive a expectativa desta festa. “Todos aqui aguardam com muita ansiedade a grande festa do domingo. Os professores trabalharam com alunos as apresentações e temos certeza de que o evento ficará marcado na memória da comunidade”, concluiu.

O patrono, Julien Jacques Fauvel, nasceu em Havre, na França, no dia 6 de abril de 1866, formou-se em Filosofia e também como brigadeiro. O professor Fauvel veio para o Brasil em 1910, quando desembarcou em Santos. Em 1912 transferiu-se para São Carlos, tendo lecionado aqui inglês e francês. Como esportista foi goleiro da equipe de futebol do Ideal Futebol Clube. Casou-se com D. Philomena Guimarães e teve 5 filhos: Raul, João Carlos, Carlos Antonio, Ivete e Paulo Guimarães Fauvel.

Homem dotado de grande inteligência e sólida cultura, inteiramente dedicado ao progresso de São Carlos, fundou na cidade um curso comercial que constava correspondências em português, francês, inglês, datilografia, taquigrafia, e mais tarde anexadas matemática e escrituração mercantil. Em 1921, o curso foi filiado à Escola de Comércio “Olavo Bilac”, de Rio Claro. Com a lei federal de 1925 oficializando o ensino comercial no país e São Carlos tendo seu curso bem organizado, Fauvel conseguiu, mediante inspeção permanente, a oficialização do curso comercial, que passou a denominar-se “Escola Técnica de Comércio de São Carlos”.

O professor Julien Fauvel foi lecionar no Ginásio Estadual de Jaú em 1954, ministrando aulas de francês, inglês e grego. No ano de 1958, retornou a São Carlos, como diretor da Escola de Comércio, e acabou falecendo no dia 4 de setembro.

(18/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos