» INFÂNCIA E JUVENTUDE: CAMPANHA COMBATE O ABUSO SEXUAL PDF Imprimir E-mail

Nesta sexta, dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura, através das secretarias municipais de Infância e Juventude, de Cidadania e Assistência Social, de Saúde e de Educação e Cultura, inicia uma campanha, a partir das 9h, na Praça do Mercado (Praça Maria Apparecida Resitano), para marcar a data. O objetivo é mobilizar os vários segmentos da sociedade para combater essa forma cruel da violação dos direitos de crianças e jovens. Na ocasião serão distribuídos panfletos com informações sobre os locais que esse tipo de crime pode e deve ser denunciado.

“Vivemos em uma cidade em que a Prefeitura tem como prioridade a atenção à criança e ao adolescente. O Governo Participativo vem implantando muitas ações no sentido de garantir o desenvolvimento saudável da infância e da juventude. Uma das últimas ações nessa direção foi a implantação do Programa Sentinela, específico para atender crianças e adolescentes que sofrem abuso sexual. Estamos reunindo esforços, e contamos com a participação da sociedade como um todo para que esta situação seja erradicada em nosso município. A violência, nas suas diferentes expressões, precisa ser combatida com firmeza”, disse Fátima Piccin, secretaria municipal de Cidadania e Assistência Social.

Rosilene Mendes dos Santos, secretária municipal de Infância e Juventude, explicou que as equipes da Prefeitura, todas uniformizadas com as camisetas da campanha, estarão realizando um trabalho no centro da cidade e também nas escolas, no Centro Municipal de Especialidade (CEME) e nos centros comunitários. “Queremos que as pessoas tenham consciência desse problema e saibam como denunciá-lo. Também vamos mostrar os programas oferecidos pela Prefeitura que realizam um trabalho de prevenção e de atendimento às vítimas e de seus familiares, caso do Programa Sentinela e do Programa de Atendimento às Vítimas de Abuso Sexual (PAVAS), além de lembrar o trabalho que o Conselho Tutelar realiza”.

Aracelli
O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a se engajar no combate à violência sexual de crianças e adolescentes, bem como na defesa de seus direitos. Essa data foi escolhida para lembrar um crime que comoveu todo o país em 1973, o caso da menina Aracelli Cabrera Crespo, de 8 anos, cruelmente assassinada após ter sido drogada, seviciada, espancada e estuprada em Vitória (ES).

Paulo Helal e Dante Brito Michelin, filhos de famílias ricas do Espírito Santo, foram acusados pela morte da menina, cujo corpo insepulto ficou três anos na gaveta do Instituto Médico Legal. Em 1980 eles foram julgados e condenados, mas a sentença foi anulada. Em novo julgamento realizado em 1991 os réus foram absolvidos. O caso teve uma repercussão tão grande que virou livro pelas mãos do escritor José Louzeiro com o título “Aracelli, meu amor”. No próximo dia 31 será realizada, a partir das 9h, no Campus 1 da Fundação Educacional São Carlos (FESC), uma grande mesa-redonda com o tema “Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil”.

(17/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos