» FARMÁCIA POPULAR ATENDE 100 PESSOAS POR DIA PDF Imprimir E-mail



O Programa Farmácia Popular do Brasil, do Ministério da Saúde, implantado em São Carlos em dezembro de 2005, atende em média 100 pessoas por dia, vendendo medicamentos com preços até 90% mais baixos. Para quem depende de medicamentos de uso contínuo, o desconto pode significar uma boa economia. São 107 tipos de medicamentos para tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol, ou programas de saúde da mulher, saúde mental, tudo a preço de custo.

É importante lembrar que existem duas diferenças básicas para que o paciente possa comprar o medicamento. Na Farmácia Popular da Prefeitura, localizada na rua Santa Cruz, 198, região central da cidade, basta o consumidor apresentar uma receita médica ou odontológica. Nas farmácias da rede privada credenciada ao programa é preciso, além da receita, apresentar também o CPF da pessoa que vai utilizar o remédio porque sem o receituário as farmácias não vendem o medicamento.

Redes privadas
Em São Carlos, duas farmácias já fizeram a adesão ao programa e vendem medicamentos a preços populares. O Drogão Super (avenida São Carlos, 1.857), e a Droga Raia (avenida São Carlos, 1.325). O consumidor pode identificar o estabelecimento por meio de um banner alusivo à Farmácia Popular afixado na entrada do estabelecimento. Para aderir ao programa, os estabelecimentos devem entre outros critérios estar em dia com o INSS, legalmente autorizado a funcionar pela Vigilância Sanitária, ter CNPJ e um programa de computador que o mantenha ligado ao Ministério da Saúde.

“O programa envolvendo as redes privadas é um sistema de co-pagamento em que o cidadão paga uma parte do preço do medicamento na farmácia, não passando de 10% do valor do remédio e o restante é pago pelo Ministério da Saúde”, explica Dirceu Barbano, diretor de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde.

Como funciona a Farmácia Popular
O programa atende toda a população, principalmente as pessoas que interrompem o tratamento por não conseguirem arcar com o preço dos remédios. Os usuários da Farmácia Popular recebem atendimento personalizado, realizado por farmacêuticos e profissionais qualificados, para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. Qualquer pessoa com a apresentação de uma receita médica ou odontológica tem direito à compra dos remédios. Essa exigência busca evitar a automedicação, que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes.

O objetivo é vender remédios que façam o tratamento das doenças mais comuns, mas também estão disponíveis produtos com indicações para os quadros de cólicas, enxaqueca, queimadura e inflamações, além de anticoncepcionais. Na Farmácia Popular existe um folheto com a relação dos tipos e preços dos medicamentos, mas a lista completa também pode ser consultada no site do Ministério da Saúde www.saude.gov.br/farmaciapopular.

“Para fazer a compra na Farmácia Popular de São Carlos é necessário levar o receituário médico ou odontológico que pode ser tanto da rede pública quanto da privada. Os medicamentos são vendidos a preço de custo porque eles são comprados pela Fiocruz, órgão do Ministério da Saúde direto dos laboratórios farmacêuticos”, lembra Elisabeth Baraldi, farmacêutica responsável pela unidade de São Carlos. Em São Carlos, a Farmácia Popular da Prefeitura funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. O telefone para maiores informações é o 3374-2553.

(17/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos