» DESTAQUE NACIONAL PDF Imprimir E-mail


O sucesso do trabalho desenvolvido pelo NAI – Núcleo de Atendimento Integrado – em São Carlos é a matéria de capa da edição de maio da revista Radis, uma publicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O texto ressalta que a cidade vem obtendo ótimos resultados com o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, na contramão dos segmentos que defendem mudanças na legislação. Recentemente, São Carlos também foi destaque nas revistas Exame, Fórum e Época Negócios, todas de circulação nacional.

“EM SÃO CARLOS, O ESTADO CUMPRE A LEI”, DESTACA A REVISTA

São Carlos mais uma vez é citada como exemplo na imprensa nacional. A importante revista Radis, uma publicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na sua edição de maio (nº 57), traz como matéria de capa o êxito do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), sob o título “Aqui nós somos seres humanos”, e subtítulo “Projeto em São Carlos trata jovem infrator como cidadão e tem alto índice de recuperação”.

A revista Radis, impressa e on-line, é editada pelo Programa Radis (Reunião, Análise e Difusão de Informação sobre Saúde) da Escola Nacional de Saúde Pública “Sérgio Arouca” (Ensp). A tiragem impressa é de 56 mil exemplares, com periodicidade mensal. A publicação possui importante circulação entre os diversos setores de saúde no país.

Já no editorial “Dignidade, diálogo e ética”, o coordenador do Programa Radis, Rogério Lannes Rocha, chama a atenção para a repercussão dos casos de violência que “levam os brasileiros a repensar suas leis”. No entanto, ele questiona que as causas da violência no país podem estar “justamente no não-cumprimento da legislação existente”. Rocha diz que esse é o caso do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que em São Carlos leva vários órgãos públicos a atuarem juntos com organizações sociais para cumpri-lo: “Esse conjunto de preceitos legais que protegem e dão alternativas aos filhos de todos nós”.

Destaque
“Em São Carlos, o Estado cumpre a lei” é título da matéria de quatro páginas da revista Radis, e que abre relembrando a morte do menino João Hélio Fernandes, vítima de um assalto no Rio de Janeiro, dizendo que sempre que um crime bárbaro ocorre abrem-se as discussões sobre a redução da maioridade penal.

Logo em seguida, a reportagem, de Adriano Lavor, destaca que São Carlos está na contramão dos que exigem mudanças na legislação, uma vez que “o Estado pode cumprir seu papel na proteção dos jovens e vem obtendo resultados positivos apenas executando o que prevê a Lei Municipal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, a do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”.

Ao longo do texto, são apresentados os números do NAI, que apontam diminuição das custódias (internações), diminuição no número de crimes cometidos por menores, além da queda de 90% na média de internação de adolescentes de São Carlos em unidades da Fundação Casa, antiga Febem.

Concederam entrevistas para a revista o padre Agnaldo Soares de Lima e o juiz da Vara da Infância e Juventude, João Batista Galhardo Junior. A matéria destaca ainda o trabalho articulado da Polícia Militar, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, coordenação regional da Febem e da Prefeitura, que envolve diversas secretarias municipais, como Saúde e Educação, coordenadas pela Secretaria Municipal Especial da Infância e Juventude.

Outras publicações
Recentemente, São Carlos também figurou positivamente em pelo menos mais três importantes publicações de circulação nacional. A revista Exame, na edição 890, publicou reportagem sobre a capacidade tecnológica de São Carlos, mostrando a importância das empresas de base tecnológica e o trabalho da Prefeitura para integrar esse desenvolvimento ao desenvolvimento social do município.

A revista Época Negócios, na edição de maio, publicou extensa matéria sobre a eficácia do Plano Municipal Integrado de Segurança Pública, que uniu diversos setores da sociedade e órgãos públicos no combate ao crime e à violência. Na mesma linha da matéria da revista Radis, a revista Fórum, edição de abril, fez uma matéria em que apresenta o NAI como uma alternativa ao modelo de recuperação de menores infratores do Estado.

Confira a matéria na integra no site www.ensp.fiocruz.br/radis/.

(15/05/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos