» SEMANA PRÓ CASA DO PINHAL DE 2007 COMEÇA NO DIA 19 PDF Imprimir E-mail

A temática da Semana Pró Casa do Pinhal de 2007, no ano do Sesquicentenário de São Carlos, que será realizada entre os próximos dias 19 e 26, é “Patrimônio Imaterial: alimentação, conhecimentos e práticas”. O tema tem o objetivo de chamar a atenção para o saber fazer que envolvia a produção de alimentos no final do século XIX e início do século XX, os conhecimentos, utensílios e espaços que esta prática envolvia, assim como o encontro de culturas e o impacto transformador promovido pelos grupos imigrantes.

A Semana vai oferecer palestras abertas ao público, na Fazenda Pinhal, discutindo o tema escolhido de maneira abrangente, várias atividades culturais e oficinas que pretendem explorar o tema de forma mais profunda. Realizada pela Prefeitura e pela a Associação Pró Casa do Pinhal, esta é a sétima edição da Semana, evento anual criado para difundir o patrimônio cultural do município, visando incrementar o projeto de ação educativa desenvolvido pela Prefeitura e pela Associação e procurando organizar as visitas de estudantes da rede municipal de ensino à Fazenda Pinhal. Hoje, esse não é mais o objetivo principal da Semana, que passou a oferecer também uma série de atividades e discussões para valorizar o patrimônio cultural local e a educação patrimonial em suas múltiplas formas.

O projeto de visitação cresceu bastante nos últimos anos e a Fazenda Pinhal, patrimônio nacional, recebe anualmente cerca de nove mil visitantes, entre eles estudantes de terceiras séries, do programa de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino e dos alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade. Estimulado pelas visitas à Fazenda, o Programa de Educação Patrimonial da Prefeitura também se expandiu, levando à elaboração do projeto São Carlos de Todos Nós, que promove visitas monitoradas de todos os alunos do ensino fundamental da rede municipal a pontos selecionados da cidade, de interesse histórico, artístico, cultural ou ambiental, para possibilitar aos estudantes o conhecimento e reconhecimento do local onde vivem, valorizando o patrimônio local.

Programação
A Semana Pró Casa do Pinhal de 2007 começa na manhã do sábado, dia 19, com a oficina “Valorizando Nossas Heranças Alimentícias”, coordenada pela especialista Hanna Locher, destinada às merendeiras da rede municipal de ensino. A solenidade de abertura, às 15h, na Fazenda Pinhal, terá apresentações dos corais municipais Multicanto e Bem-te-vi, regidos por Luba Dodonova. A partir das 17h, serão realizadas duas palestras: Márcia Santana, diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, falará sobre “Patrimônio imaterial e diversidade cultural”, e Esmeralda Soares Payão Demattê, engenheira agrônoma, professora aposentada da Universidade Estadual de São Paulo, exporá o tema “Plantas alimentícias, condimentares, aromáticas e ornamentais: algumas histórias”.

No domingo, às 11h, a atração cultural é a apresentação de teatro infantil com a Cia. As Meninas do Conto, de São Paulo, que encenam a peça “Por que o mar tanto chora”. A programação continua terça e quarta com a oficina “As plantas medicinais e a importância do saber associado”, ministrada por Araci Molnar Alonso, da Universidade Estadual de São Paulo, para professores e outros interessados, com quatro turmas de 40 vagas, duas a partir das 8h e duas a partir das 14h, no auditório da Estação Cultura (prédio da antiga Estação Ferroviária – Praça Antônio Prado, s/n).

Na quinta-feira, na Fazenda Pinhal, será realizada a oficina “Um estudo da culinária paulista sob o aspecto de diversas influências culturais”, ministrada por Hanna Locher, dirigida a educadores, agentes culturais e interessados, com duas turmas de 30 vagas, uma a partir das 9h e outra a partir das 14h30.

Às 19h30 da quinta, dia 24,na Estação Cultura (plataforma da antiga Estação Ferroviária), será aberta a instalação “Saborosas memórias”, dos arquitetos Regina Dória e Renato Locilento, seguida da apresentação, por Laerte, da peça teatral “Mário mesa 4”. Na sexta, também na Fazenda Pinhal, Jurema da Costa Sekcler, da Casa de Rui Barbosa, e Maria de Lourdes Parreira Horta, do Museu Imperial, coordenam a “Oficina lúdico-pedagógica de educação patrimonial: as três casas que se falam”, voltada para profissionais que atuam em museus ou instituições de caráter histórico, educadores, agentes culturais, estudantes e outros interessados, com duas turmas de 30 vagas, uma a partir das 9h e outra a partir das 14h30.

Na noite de sexta, a partir das 20h, na Fazenda Pinhal, com o tema “A contribuição dos povos na culinária brasileira”, será realizado um jantar em prol da restauração do altar da Casa do Pinhal; são 100 vagas e as reservas devem ser feitas diretamente na Fazenda Pinhal, pelo telefone 3375-4172. O encerramento da Semana será no sábado, a partir das 16h, na Fazenda Pinhal, com a palestra “A atualização da memória gastronômica”, a cargo do crítico Josimar Melo, e apresentação da Camerata da Universidade Federal de São Carlos, regida por Ilka Zenker Joly.

As inscrições para as várias oficinas, todas inteiramente gratuitas, devem ser feitas antecipadamente com Adriana, na Fundação Pró-Memória de São Carlos (3373-2700, ramal 120).

(11/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos