» TECNOLOGIA PDF Imprimir E-mail

A instalação em São Carlos de uma fábrica de mostradores de celular foi o assunto abordado na reunião ocorrida em São Paulo entre o prefeito Newton Lima e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. A empresa britânica Cambridge Display Limited, que detém essa tecnologia, pretende instalar uma planta no município em parceria com empresas nacionais e apoio tecnológico do Grupo de Semicondutores Orgânicos do Instituto de Física da USP.



SÃO CARLOS TERÁ FÁBRICA DE MOSTRADORES DE CELULAR

O prefeito Newton Lima esteve reunido com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, na tarde de segunda, dia 7, no edifício do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), em São Paulo, para tratar da instalação em São Carlos de uma fábrica de mostradores de celular com tecnologia de semicondutores orgânicos. Atualmente essa tecnologia é dominada pela empresa britânica Cambridge Display Limited (CDT), que pretende instalar uma planta no município, em parceria com empresários nacionais e apoio tecnológico do Grupo de Semicondutores Orgânicos do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).

Participam dessa negociação, além da Prefeitura de São Carlos, a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), os Ministérios da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A fábrica de mostradores de celular, ou displays, tem a especificidade de trabalhar com a tecnologia de P-OLEDs (diodo de polímero orgânico emissor de luz, na sigla em inglês). A empresa CDT, que é líder no desenvolvimento desta tecnologia, concordou em cooperar no estabelecimento da tecnologia P-OLEDs no Brasil.

Segundo o prefeito, o encontro com o ministro do Desenvolvimento teve o objetivo de solicitar mais velocidade na contratação dos estudos. “Fomos ao ministro solicitar aceleração na contratação do plano de negócios para instalação da fábrica em nossa cidade”, relatou. Newton Lima explicou que o pedido se baseia na decisão do governo federal de instalar a fábrica em São Carlos. “Essa decisão foi tomada porque a cidade tem um ambiente propício na área da ciência e tecnologia e por causa do grupo de semicondutores do Instituto de Física liderado pelo professor doutor Roberto Mendonça Faria”, salientou.

O prefeito também informou ao ministro Miguel Jorge que o Ministério da Ciência e Tecnologia já liberou os recursos para o Instituto de Física dar andamento ao trabalho e para a contratação de uma empresa alemã, que irá realizar o plano de negócios na área de displays de P-OLEDs. “O ministro ficou muito impressionado e se prontificou a pedir ao presidente da ABDI, Alessandro Teixeira, que estava presente na reunião, para acelerar o processo”, ressaltou Newton Lima, que ficou entusiasmado com o encontro.

Convite
O prefeito Newton Lima aproveitou a reunião com o ministro para convidá-lo para estar em São Carlos para a conferência de abertura de instalação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, cuja implantação está em elaboração pela Prefeitura. O convite foi feito a Miguel Jorge na condição de “Cidadão São-carlense”, título que recebeu há cerca de 10 anos quando era presidente da Volkswagen do Brasil. “O ministro aceitou o convite e estará em São Carlos em setembro ou outubro”, disse. Este Conselho integrará as comemorações do Sesquicentenário e terá o objetivo de pensar São Carlos para as próximas duas décadas, reunindo representantes de diversos setores de produção, comercial, industrial, trabalhadores e universidades.

(08/05/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos