» DIA MUNDIAL DA TERRA FOI COMEMORADO NO BOSQUE CAMBUÍ PDF Imprimir E-mail



Com o objetivo de conscientizar a população, o Dia Mundial da Terra – 22 de abril – foi comemorado no Bosque Cambuí (Santa Marta) com diversas atividades voltadas ao meio ambiente e a sua preservação. Estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, representando o prefeito Newton Lima, o diretor do Departamento de Política Ambiental, Paulo Mancini, o coordenador de projetos de áreas verdes do Parque Santa Marta, Benjamim Mattiazzi, e representantes da ONG Ramuda.

A homenagem começou com a apresentação do Coral Bem-te-vi, que apresentou uma seleção de músicas sobre a natureza. “Já é a quarta vez que a gente se apresenta nessa comemoração, que é muito importante para as crianças, pois elas cantam músicas dedicadas à natureza”, disse a regente Luba Dodonova. O professor Mattiazzi, que há muitos anos cuida do Bosque Santa Marta e agora também do Bosque Cambuí, falou emocionado do projeto que ajudou a construir. “Todo ano nós comemoramos o Dia da Terra com atividades que ajudam a preservar o bosque. Nosso objetivo é mostrar que não são grandes projetos que criam novos ambientes, acho que são os pequenos, mas constantes trabalhos”, disse.

O vice-prefeito Emerson Leal prestigiou a comemoração, participando das brincadeiras de roda, junto com a população, e percorrendo a trilha do Bosque Cambuí. “A importância do Dia da Terra está no fato de que ele pode ser entendido como um instrumento de educação ambiental, e nós temos esse evento muito bonito acontecendo já há alguns anos no bosque, junto com os moradores do bairro. Também é bonito ver as crianças absorvendo essa lição de vida que é cuidar de um bosque tão maravilhoso como esse”, disse.

Paulo Mancini falou das dificuldades que os moradores tiveram para recuperar o bosque depois de uma grande queimada ocorrida há dois anos. “O que eu gostaria de destacar nesse Dia da Terra é que os cidadãos tivessem um pouco mais de consciência e evitassem pôr fogo em terrenos e bosques como esse. Esse local era constantemente vítima de queimadas, era uma área que só tinha capim e todo ano pegava fogo. Então, por iniciativa da associação dos moradores, liderados pelo professor Mattiazzi, nós começamos a plantar”, explicou.

A ONG Ramudá esteve presente na comemoração promovendo brincadeiras que exaltavam a beleza da natureza. “Essas brincadeiras surgiram porque, quando se trabalha com o meio ambiente, com o povo e a cultura, as brincadeiras são uma forma de sensibilizar, fazer com que as pessoas se olhem e compartilhem de um momento. Nossas brincadeiras abordam animais, plantas, e assim é que você educa”, explicou Beatriz Miranda de Almeida, educadora da ONG. Para completar a comemoração do Dia Mundial da Terra no Bosque Cambuí, professor Mattiazzi sorteou entre os presentes uma muda de sananduva e uma de palmeira do palmito.

(26/04/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos