» OFICINA REÚNE ENTIDADES QUE ATENDEM ADOLESCENTES PDF Imprimir E-mail



A Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude realizou nesta sexta, dia 20, uma oficina de trabalho com representantes de várias entidades e de órgãos públicos que desenvolvem programas voltados para crianças e adolescentes em São Carlos. O objetivo foi reunir todos os profissionais que trabalham com crianças, adolescentes e, principalmente, com menores que cometeram algum tipo de ato infracional, para discutir as políticas desenvolvidas nessa área no município e apresentar os resultados obtidos até agora com a implantação do NAI.

Participaram do evento representantes do Salesianos São Carlos, Conselho Tutelar, Programa Sentinela, do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), dos Núcleos de Liberdade Assistida e Semi-Liberdade e das secretarias de Saúde (Centro de Atenção Psicossocial – CAPS-AD), de Esporte e Lazer, de Cidadania e Assistência Social e de Educação e Cultura, que enviou profissionais que trabalham nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e nas creches municipais e conveniadas.

O coordenador do NAI, José Luiz Arcerito, abriu os trabalhos apresentando um vídeo mostrando como funciona o núcleo em São Carlos. “Muitas pessoas estão iniciando agora em programas que atendem menores, por isso é importante que elas saibam como o nosso trabalho é realizado, o que o NAI oferece e como é feito o encaminhamento. Hoje também enfocamos a área de saúde e as medidas socioeducativas, e como é possível fazer um trabalho cada vez mais integrado”, disse.

Arcerito explicou ainda que a Prefeitura oferece todo o atendimento na área de saúde aos menores que são encaminhados para o NAI. “Todo o atendimento médico, psicológico e de emergência é realizado pela Prefeitura, além do apoio que passamos a receber com a criação do CAPS-AD, que é mais um instrumento habilitado que nos ajuda a enfrentar o problema da drogadição na adolescência”, afirmou.

Rosilene Mendes dos Santos, secretária municipal de Infância e Juventude, disse que essa integração entre as equipes que trabalham com projetos especiais é fundamental para o desenvolvimento e o fortalecimento das políticas públicas. “Desde 2001 o Governo Participativo tem como uma das prioridades a criança e adolescente e, graças a esse empenho, viramos o jogo em São Carlos. Os nossos adolescentes são tratados ao lado da família, o que não acontece nas unidades da Febem. Acreditamos nas medidas preventivas, não aceitamos as políticas repressivas, tanto que implantamos todas as medidas socioeducativas integradas”, ressaltou.

NAI
Hoje no NAI estão custodiados (ficam em tempo integral na instituição por até 45 dias) 5 menores, mas a média mensal é de 7 adolescentes. Sem custódia, menores que passam por algum tipo de atendimento socioeducativo e retornam para as suas residências, a média mensal é de 80. Em 2005, 1.085 menores que cometeram algum tipo de ato infracional foram atendidos, sendo que 140 ficaram custodiados e desses 56 cometeram atos infracionais leves (mandados judiciais) e 84 atos infracionais graves (Boletim de Ocorrência).

Já em 2006, no total foram atendidos 1.006 adolescentes, 144 ficaram custodiados, 83 cometeram atos infracionais leves e 61 atos infracionais graves. No núcleo de Liberdade Assistida estão sendo atendidos cerca de 160 adolescentes por mês e o núcleo de Semi-Liberdade hoje atende 15 menores. Cerca de 50 cidades do Estado de São Paulo já enviaram representantes para conhecer o trabalho realizado no NAI, além dos estados de Minas Gerais, Amapá, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco e Distrito Federal. Uma juíza da França também já esteve nas instalações do núcleo e a próxima visita agendada é com autoridades das Filipinas.

Os municípios de Americana e Ribeirão Preto já montaram núcleos baseados no modelo de São Carlos. Sorocaba está em processo de implantação. Vários outros municípios, como Piracicaba, Rio Claro e Lorena, estão em processo de articulação entre os vários órgãos dos seus municípios, o que demanda certo tempo para que cada cidade se estruture.

(20/04/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos