» PREFEITURA RETOMA COLETA SELETIVA NO CRUZEIRO DO SUL PDF Imprimir E-mail



O mutirão de sensibilização para a coleta seletiva de resíduos recicláveis que ocorreu no Jardim Cruzeiro do Sul, na semana passada, promovido pela Prefeitura Municipal, envolveu voluntários, funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Defesa Civil, os alunos do curso de Engenharia Ambiental da USP e o USP-Recicla. O objetivo foi sensibilizar a comunidade para a retomada da coleta seletiva naquela região, a partir do dia 2, e então todas as segundas-feiras.

O programa de Coleta Seletiva implantado pela Prefeitura em 2002 vem sendo referência para diversas cidades, pois dá um suporte muito grande para as cooperativas e para a comunidade em relação ao recolhimento de resíduos recicláveis.

Para Luis Gustavo D’Aloia, assessor das cooperativas de coleta de reciclagem, “a população tem que ter consciência do que ela faz com seus resíduos, e essa consciência tem de ser passada para todos, é um jeito de educar. Os moradores que participarem do projeto serão privilegiados, pois terão uma noção melhor de como preservar o meio ambiente”.

“A comunidade só tem a ganhar com a retomada do mutirão no bairro Cruzeiro do Sul. É importante que eles saibam o que fazer com o lixo, separando em uma sacola plástica, para que os trabalhadores possam pegar. Participando da coleta, as pessoas podem ter uma noção melhor daquilo que eles geram para o município, para o aterro e para o meio ambiente”, disse o chefe da Divisão de Resíduos da secretaria, Paulo Shiroma.

Para os voluntários, é fundamental o envolvimento com a questão da inclusão social das cooperativas. Ter contato com essas pessoas faz com que os voluntários se conscientizem e ajudem os moradores a também se conscientizarem. Os alunos do curso de engenharia de ambiental têm grande importância nesse trabalho. “Nós da engenharia temos a obrigação de fazer essa conscientização, por estarmos inteiramente relacionados com o meio ambiente”, disse Elcio Eiti Maedo, estudante do curso de Engenharia Ambiental da USP.

Segundo Julia Borges, do USP-Recicla, que também participou como voluntária, a coleta que é feita no campus da USP é doada para as cooperativas de catadores. “Nós temos o envolvimento na questão de educar as pessoas para a separação de materiais recicláveis”, afirma.

(05/04/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos