» CETESB VISTORIA OBRAS DE CONSTRUÇÃO DA ETE MONJOLINHO
» CETESB VISTORIA OBRAS DE CONSTRUÇÃO DA ETE MONJOLINHO PDF Imprimir E-mail


O gerente regional da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), engenheiro José Jorge Guimarães, conheceu todos os detalhes técnicos e operacionais da construção da futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Monjolinho, cuja inauguração está prevista para o dia 4 de novembro deste ano. Esta vistoria oficial foi apresentada pelo diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Eduardo Cotrim, e por representantes da Serviços de Engenharia Consultiva Ltda. (Serec) e do consórcio Delta-Araguaia.

O projeto desta estação permitirá o acompanhamento do crescimento demográfico da cidade de São Carlos pelo período de 50 anos. A primeira etapa tratará 100% do esgoto gerado no município, com uma vazão de 600 litros por segundo. Atualmente, são despejados no córrego do Monjolinho cerca de 500 l/s. A segunda etapa deverá ser implantada em 2015, prevendo-se o tratamento de 1.000 l/s. Estimando-se uma população de 500 mil habitantes, a terceira etapa deverá ser implementada a partir de 2055, com capacidade de tratar 1.270 l/s. A ETE está sendo construída no antigo sítio Santa Adelaide situado na estrada municipal Cônego Washington José Pêra.

A obra está gerando cerca de 300 empregos, cuja prioridade solicitada pelo prefeito Newton Lima foi a contratação de mão-de-obra são-carlense. A primeira unidade, responsável pelo recebimento de todo o esgoto gerado no município, já se encontra em fase de conclusão. Atualmente, estão sendo construídos um sifão invertido embaixo da ponte da rotatória do shopping e um emissário de 1.910 metros, com início no bairro Jardim Botafogo até a estação.

Estas duas obras somam mais de R$ 1 milhão em investimentos. Quando a estação estiver concluída, a operação das salas de controle e laboratórios de análises químicas e biológicas criará cerca de 50 novos postos de trabalho, entre os cargos de auxiliares, técnicos e engenheiros. “O montante de R$ 45 milhões que todo o complexo desta obra pode custar compensa o benefício ambiental que nossa cidade ganhará de presente e a melhoria na qualidade de vida dos nossos usuários”, analisou Cotrim.

(04/04/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos