» PALESTRA ENCERRA O MÊS DE HOMENAGENS À COMUNIDADE ÁRABE PDF Imprimir E-mail


A exposição A Presença da Cultura
Árabe em São Carlos fica
até 1º de maio na plataforma da
Estação Cultura.A mostra AMRIK - Presença Árabe
na América do Sul pode ser vista
até dia 22 na USP.As Mil e Uma Noites - tema da palestra
de Mamede Jarouche.
O clássico árabe “As Mil e Uma Noites” foi o tema central da palestra proferida na noite de quarta, dia 28, no auditório da Estação Cultura, pelo Profº Dr. Mamede Jarouche, professor de Língua e Literatura Árabe do Departamento de Línguas Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). O evento – integrante da programação comemorativa dos 150 anos de São Carlos –, concluiu a série de homenagens à comunidade árabe pela contribuição à formação e desenvolvimento da cidade.

Mamede Jarouche é o autor da primeira tradução em língua portuguesa, feita diretamente do original, do livro “As Mil e Uma Noites”, obra celebrizada no mundo ocidental a partir do início do século 18 graças à tradução francesa do orientalista Antoine Gallant. O tradutor francês publicou seu trabalho entre 1704 e 1717, em fascículos que alcançaram enorme popularidade. E o conteúdo da obra, que foi também traduzida do francês para várias outras línguas, como inglês, espanhol, italiano e alemão, acabou influenciando grande número de intelectuais da época, entre eles Voltaire, Montesquieu, Diderot e outros enciclopedistas franceses.

Exposições
A mostra “AMRIK - Presença Árabe na América do Sul”, organizada pelo Ministério de Relações Exteriores como atividade cultural da Cúpula América do Sul - Países Árabes e que está sob a guarda do Instituto da Cultura Árabe, permanece aberta à visitação pública até 22 de abril no bloco E1 da Escola de Engenharia, no campus 1 da Universidade de São Paulo.

São 111 imagens de fotógrafos da América do Sul, convidados a realizar um ensaio sobre aspectos da presença árabe em seus países. Lygia Rocco, do Conselho Cultural do Instituto da Cultura Árabe, explica que as fotos estão divididas em três módulos: a influência da cultura árabe no cotidiano; a imigração pioneira no final do século 19 e início do século 20; e a imigração mais recente e os descendentes dos imigrantes. A exposição conta com a presença de monitores. A entrada é franca e o horário de visitação de segunda a sexta é das 10h às 20h, e aos sábados e domingos é das 13h às 18h.

A exposição “A Presença da Cultura Árabe em São Carlos” poderá ser visitada até 1º de maio, de segunda a sexta das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 17h, na plataforma da Estação Cultura (Praça Antônio Prado, s/n – prédio da antiga Estação Ferroviária). Com catorze lâminas, os painéis da mostra oferecem um panorama da cultura árabe e registram informações colhidas junto a famílias de imigrantes sírios e libaneses que se radicaram em São Carlos a partir das últimas décadas do século 19 e que aqui passaram a trabalhar como mascates ou comerciantes de secos e molhados, fixados especialmente na Baixada do Mercado e na Rua General Osório. Na história industrial de São Carlos, também figuram migrantes árabes e seus descendentes.

Enriquecendo a exposição, objetos típicos, peças de vestuário e documentos também podem ser apreciados na sala de entrada do Museu de São Carlos.

(29/03/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos