» ESCOLAS
» ESCOLAS PDF Imprimir E-mail

Lançado concurso para economia de água.



ESCOLA MUNICIPAL QUE ECONOMIZAR MAIS ÁGUA SERÁ PREMIADA

Nesta quinta, dia 22, durante a cerimônia que comemorou o Dia Mundial da Água no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), foi lançado o concurso anual para economia de água nas escolas da rede municipal de ensino, denominado “Água é Vida: Preserve-a”, uma realização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio da Assessoria de Educação Ambiental, e do SAAE. Participaram do lançamento o diretor da autarquia, Eduardo Cotrim, a secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, o diretor da ETA Luiz Barbosa, assessoras de educação ambiental e diretores das escolas municipais.

Atendendo a Lei Municipal nº 13.539 de 14 de abril de 2005, o concurso vai premiar a escola municipal que mais economizar água. O cálculo de percentual de redução de consumo será considerado através da média de consumo de fevereiro a outubro do ano anterior comparada à média do mesmo período do ano do concurso. A premiação acontece em novembro, mês do aniversário da cidade.

É condição para participação no concurso que a unidade escolar apresente um projeto definindo as estratégias educativas e técnicas que serão utilizadas para promover a redução do consumo de água. Para fazer o controle do consumo mensal, o SAAE instalou hidrômetro em todas as unidades e está preparando uma planilha relacionando o consumo de água de cada uma delas.

Eduardo Cotrim falou sobre a estrutura do SAAE para atender a população com distribuição de água e a captação do esgoto. “Hoje nós distribuímos água potável para 100% da população de São Carlos. Quanto ao esgoto que nós retiramos das casas, ele ainda é jogado no córrego Monjolinho, porém, a partir de novembro deste ano, com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), estaremos pagando uma dívida ambiental de 150 anos”, revelou.

Géria Montanari destacou a importância da realização do concurso. “Esse concurso é fundamental para o processo de conscientização das crianças das nossas escolas. Tudo aquilo que elas irão aprender em sala de aula, com certeza repassarão para sua família”, enfatizou a dirigente que disse que é fundamental a implantação de práticas de uso racional da água e, quando possível, de reuso.

A secretária de educação disse ainda que cada unidade deverá realizar ações que envolvam, além dos alunos, a comunidade que vive no entorno da escola. “No âmbito da escola estamos tomando todas as providências quanto ao conserto de vazamentos, cuidados na hora da limpeza da unidade, não usar a mangueira como vassoura. As crianças serão orientadas quanto ao uso da água para lavar as mãos, na hora de escovar os dentes”, concluiu.

(22/03/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos