» ATO PÚBLICO MARCA O DIA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL PDF Imprimir E-mail

Por meio da Seção de Combate ao Racismo e à Discriminação, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, e com apoio do Centro Universitário Central Paulista (Unicep), a Prefeitura realiza nesta terça, dia 20, a partir das 19h, no anfiteatro da Embrapa (rua XV de Novembro, 1.452, centro), o “Ato Municipal pela Eliminação do Racismo e da Discriminação”.

O evento marca a comemoração do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, e busca aprofundar as discussões da problemática étnico-racial entre os estudantes de Direito e dos profissionais ligados à Justiça, público-alvo do evento. A abertura será feita pelo prefeito Newton Lima, acompanhado das secretárias municipais de Cidadania e Assistência Social, Fátima Piccin, de Educação e Cultura, Géria Montanari, de Infância e Juventude, Rosilene Mendes dos Santos, e do professor do curso de Direito da Unicep, Renato Cássio Soares, além dos palestrantes Milton Barbosa e Celso Martins Fontana.

Os palestrantes, Milton Barbosa, militante do Movimento Negro desde a década de 70, foi o fundador do Movimento Negro Unificado, e Celso Martins Fontana, advogado de entidades do Movimento Negro há mais de 20 anos e membro do S.O.S. Racismo, da Assembléia Legislativa de São Paulo, irão enfocar o tema “Crimes de Racismo, Institucional e a Luta pela Implementação de Ações Afirmativas”.

Segundo o chefe da Seção de Combate ao Racismo e à Discriminação, Paulo César Ramos, o evento é voltado para estudantes de cursos de Direito e pessoas ligadas à Justiça, “mas também estarão participando pessoas ligadas à Juventude Negra, dos cursinhos populares e dos vários segmentos da sociedade que lutam pela igualdade racial”.

A data
O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial relembra as vítimas do massacre de Sharpeville, ocorrido em 21 de março de 1960, quando 69 pessoas que participavam de uma manifestação pacífica contra o apartheid foram mortas pelas forças da polícia sul-africana. Essa tragédia foi um movimento decisivo na luta contra o racismo. A data foi criada pela ONU pela Resolução 2.506, de 21/11/1969, e aprovada pela Assembléia Geral. Desde então, o dia 21 de março está agendado em todo o mundo para mobilização e reflexão contra a intolerância racial e pela liberdade de expressão.

(19/03/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos