» MORADORES, PREFEITURA E APASC REFLORESTAM PARQUE FEHR PDF Imprimir E-mail



Um grupo de moradores do Parque Fehr se reuniu no domingo, dia 18, para reflorestar uma área institucional, localizada no fundo do loteamento, com o plantio de 38 mudas de araucária. A atividade contou com a ajuda da Prefeitura, da Associação de Proteção Ambiental de São Carlos (Apasc), do Parque Itaipu, que doou as mudas, e de alguns novos moradores que ajudaram no plantio.

Foi a segunda vez que um plantio como esse foi promovido. Em setembro de 2006, o grupo plantou 20 mudas de araucária, mas segundo a engenheira florestal da Prefeitura, Ana Paula Castral, todas elas teriam sido envenenadas por um morador. Para tentar evitar outros possíveis crimes ambientais contra as árvores, Heitor Fernando Panhoca, da Associação de Moradores do Parque, afirma que a associação já adquiriu equipamentos de vigilância. “E procuramos a ajuda do comandante Scozzaffave, da Polícia Militar”, contou. Para ele, essas medidas, aliadas à vigilância motorizada do loteamento, serão suficientes para coibir maus-tratos às árvores.

O diretor de Política Ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Paulo Mancini, lembra que uma pessoa que for flagrada cometendo “supressão, danos ou maus-tratos” em qualquer árvore ou mesmo em uma muda pode ser presa. “O problema maior é o flagrante”, destaca.

Ilse Vallilo, da Apasc e do Parque Itaipu, explica que a araucária precisa de pelo menos 15 anos para deixar de ser jovem. “Por volta dos 15 anos, ela começa a apresentar o formato de guarda-chuva ao contrário”, diz. Para chegar na idade adulta, a araucária precisa de 50 anos. “Nosso objetivo é daqui a 20 anos fazermos uma festa e comermos pinhão”, brinca Mancini.

(19/03/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos