» ENCONTRO NACIONAL ABORDOU EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE
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Através das secretarias de Cidadania e Assistência Social e de Infância e Juventude, a Prefeitura apresentou no sábado, dia 10, durante o III Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde, trabalhos que relatam a experiência e atividades realizadas com idosos e com crianças e adolescentes. O evento foi realizado pela Rede de Educação Popular e Saúde, Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar e Grupo de Pesquisa “Práticas Sociais e Processos Educativos”, com apoio da Prefeitura, do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana.

O encontro teve como objetivo principal aproximar pesquisadores, estudantes, gestores públicos e trabalhadores das áreas da saúde e educação, além de pessoas ligadas aos movimentos sociais e populares, fazendo um intercâmbio de conhecimento, experiências em educação popular e saúde nas escolas, comunidade e serviços de saúde. Durante os três dias do encontro, foram realizados mini-cursos, mesas redondas, apresentação de pôsteres e apresentação oral dos trabalhos selecionados.

Nilva Helena Rodolfo Rodrigues, supervisora e professora de dança do Centro de Referência do Idoso “Vera Lúcia Pilla”, apresentou os trabalhos “Idoso: Um Olhar Atento – A Arte Integrando Vidas” e “Dança de Livre Expressão”. Já a supervisora e socióloga da secretaria de Cidadania e Assistência Social, Teresinha Micaela Néo, juntamente com as assessoras da Secretaria Especial de Infância e Juventude, Zildinha Camargo e Madalena de Fátima Silva, e da pesquisadora da UFSCar, Valéria Oliveira de Vasconcelos, apresentou o trabalho com o tema “Infância e Juventude na Cidade de São Carlos: Um Relato Escrito a Várias Mãos”.

Trabalhos
O trabalho “Infância e Juventude na Cidade de São Carlos: Um Relato Escrito a Várias Mãos” relata a experiência de várias profissionais da área. Um dos pontos que une as autoras é a convicção de que os movimentos sociais são verdadeiros celeiros na construção e multiplicação da cidadania.

“Acompanhamos a implantação de políticas públicas para a criança e o adolescente em nosso município, e o nosso trabalho é um relato da nossa trajetória. Expomos um pouco do caminho trilhado por cada uma de nós a partir de histórias distintas, mas que confluem para objetivos comuns, pautados nos princípios do respeito à vida, à dignidade, à saúde, à educação, descritos no Estatuto da Criança e do Adolescente, considerando a criança e o jovem como sujeitos de direitos e não mais como objetos de intervenção do Estado”, explicou Teresinha.

Já o trabalho “Idoso: Um Olhar Atento – A Arte Integrando Vidas”, de Nilva Helena Rodolfo Rodrigues, foi desenvolvido no distrito de Santa Eudóxia, onde a forte presença de migrantes nordestinos gerou um grande preconceito por parte dos moradores mais idosos do local. Um trabalho de integração foi realizado para a inclusão dos migrantes com a realização de encontros e formação de grupos que resgataram e difundiram as cantigas de roda, valorizando assim a história de vida de cada um.

“Dança de Livre Expressão”, da mesma autora, avaliou a contribuição da dança na melhoria da qualidade do envelhecimento das pessoas da terceira idade. A pesquisa durou sete meses e foi dividida em três módulos: iniciação, evolução e consolidação. O resultado demonstrou ganhos na capacidade de superação de limites físicos, emocionais e psíquicos. Os trabalhos selecionados nessa última etapa serão encaminhados pela universidade para publicações científicas.

(13/03/07)
 
 

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