» TRÂNSITO PDF Imprimir E-mail

Uso do cinto de segurança é tema de campanha.



ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SÃO ALVO DA CAMPANHA

A Secretaria de Transporte, Trânsito e Vias Públicas da Prefeitura vem realizando, desde outubro do ano passado, uma intensa campanha educativa para conscientizar os motoristas são-carlenses da importância do uso do cinto de segurança também no perímetro urbano. A campanha municipal de segurança no trânsito “Aperte o Cinto, Abrace a Vida” já foi realizada nos bairros, no centro, no comércio, nas fábricas e supermercados, junto aos funcionários públicos municipais e agora os agentes de trânsito conscientizam os estudantes universitários que estão chegando à cidade ou retornando das férias.

Durante toda semana foram distribuídos folhetos informativos nas portarias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) e nas faculdades particulares do município. Os folhetos alertam para a eficácia do cinto no caso de acidentes que pode reduzir em até 70% a gravidade das lesões e em até 50% o risco de morte, e que o uso do cinto de segurança na cidade e tão importante quanto nas estradas.

Lembra que crianças até quatro anos de idade devem ser conduzidas em cadeiras especiais com cintos próprios, sempre fixados pelo cinto de segurança do veículo; que criança no colo da mãe torna-se um amortecedor em caso de impacto e que somente crianças com dez anos ou mais podem ser transportadas no banco da frente. O material também dá exemplos do que poderá acontecer com o motorista que dispensa o uso do cinto em situações de colisões e capotamentos. Além disso, cita o artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro que diz: “É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional”.

Segundo o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Ricardo Meirelles, a campanha teve como objetivo sensibilizar a população para o uso do equipamento de segurança, já que um levantamento realizado pela própria Prefeitura constatou que aproximadamente 40% dos motoristas de São Carlos não usam o cinto; o índice aumenta para 50% quando se trata do carona (passageiro do banco da frente) e quase 100% para passageiros do banco traseiro.

“Desde 2006, estamos realizando uma grande campanha educativa para a importância do uso do cinto de segurança. Os nossos agentes de trânsito, os amarelinhos, fizeram um grande de trabalho de conscientização junto ao público alvo e também já alertamos que a partir da próxima semana a fiscalização será intensificada. Não vamos fazer nenhum trabalho específico, como blitz. Os agentes vão estar mais atentos para esse item do Código de Trânsito e fazendo as autuações necessárias dentro da rotina normal de trabalho”, explicou o secretário.

Meirelles explicou ainda que a multa pelo não uso do cinto de segurança é a mesma que já vem sendo aplicada no caso do uso de telefone celular, ou seja, o agente não precisa parar o veículo para emitir o auto de infração. Lembrou também que o condutor ou passageiro que deixar de usar o cinto de segurança comete infração grave, sendo o condutor responsabilizado com 5 pontos em sua habilitação e multa no valor de R$ 127,69.

Educação para o Trânsito
Além das campanhas municipais de segurança no trânsito, a Prefeitura também realizou no final de 2006 o Seminário Programa Educação para o Trânsito (PETS), que reuniu agentes do poder público municipal, do governo do estado, da Polícia Militar e dirigentes da área da educação, ocasião na qual foi lançada a campanha “Aperte o Cinto, Abrace a Vida”. Até 2000, a Prefeitura não tinha nada vinculado à área de educação para o trânsito, mas a partir de 2001 o Governo Participativo fez questão que a educação para o trânsito fosse uma prioridade e, com isso, conseguiu resultados significativos, ganhando inclusive o reconhecimento nacional e três prêmios Denatran de Educação para o Trânsito.

(09/03/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos