» COMEÇA A MOSTRA DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EM SAÚDE
» COMEÇA A MOSTRA DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EM SAÚDE PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho”, Embrapa Instrumentação Agropecuária e Pecuária Sudeste promovem a partir das 19h desta quinta, dia 8, no Anfiteatro Jorge Caron, na USP, a abertura solene da Mostra de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde e do Seminário “Perspectivas da Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde”, com mesa-redonda a partir das 8h30 do dia 9. Na abertura, às 20h30, no Salão de Eventos – CEFER/USP, haverá também a apresentação da orquestra da UFSCar.

Os eventos têm como público-alvo quem produz a inovação, pesquisa e tecnologia em saúde (universidades, institutos), consumidores (profissionais de saúde e a população) e o setor produtivo (empresas potencialmente interessadas nesta inovação), já que o objetivo é expor os projetos que muitas vezes ficam restritos ao âmbito das universidades e dos institutos de pesquisa.

Participam do evento o prefeito Newton Lima, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia Emerson Leal, o secretário municipal de Saúde Dirceu Barbano, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde Moisés Goldbaum, o coordenador de Pesquisa e Inovação do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias em Saúde da Fiocruz Eduardo Martins, o diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial Eduardo Jorge V. Oliveira, o coordenador de Investimento e Pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde José Seixas Lourenço, o coordenador do Salão de Paris para o Brasil José Luiz de Paula, a reitora da USP Suely Vilela, o vice-reitor da Unesp Herman Jacobus, o representante o reitor da Unesp, professor José Arana Varela, o chefe geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária Álvaro Macedo, o chefe da Embrapa Pecuária Sudeste Nelson Novaes, além de diretores das unidades e institutos localizados em São Carlos.

Há uma expectativa de que sejam expostos cerca de 50 projetos, nos 23 estandes já ocupados pelas universidades, institutos e empresas, entre elas USP, UFSCar, Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos, Embrapa, Cedin, Opto, Sapra, M.M Optics, Empresa WSGB Laborat. Ltda., Prefeitura/Secretaria Municipal de Saúde, Parque de Alta Tecnologia, Unicep, que atuam com inovações em saúde na região servindo de vitrine para o mercado e as empresas interessadas em todas as inovações que se produz de tecnologia em saúde. Quem visitar a mostra vai conhecer, além das pesquisas que ainda estão em desenvolvimento e ainda não foram para o mercado, outros programas que já atendem a comunidade.

A UFSCar estará expondo projetos dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Química, Engenharia de Materiais. Entre os projetos estão: a área de fármacos com desenvolvimento de tecnologias que permitam a absorção de medicamentos de forma mais adequada, sistema de desenvolvimento de materiais que impeçam a rejeição do implante de próteses femurais, joelhos e coluna, implantes dentários avaliando a interação do osso com o organismo humano, trabalho de acompanhamento de idosos com problemas de memória por meio de um sistema georeferencial com implantação de um chip que monitora rotina de comportamento e deslocamentos do paciente que se perde quando sai sozinho (3.500 pessoas já estão cadastradas no programa), estudo do pé do idoso com um sistema que promove medidas para verificar as especificidades e trabalhos na área de cardiologia. Alguns destes projetos já estão à disposição da população com um trabalho feito pela Unidade Saúde Escola (USE), que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A USP deverá apresentar projetos e pesquisas na área de saúde dos Institutos de Física, Química, Ciências Matemáticas e da Computação além da Escola de Engenharia.

Seminário
No seminário do dia 9 será realizada uma mesa-redonda das 8h30 às 12h30 com o tema “Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde como Estratégia de Desenvolvimento Regional”, que contará com a participação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Centro de Desenvolvimento de Tecnologias em Saúde da Fiocruz, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável.

No período da tarde, será realizado um painel com a apresentação da proposta de constituição de um Centro de Inovação, Pesquisa e Assistência a Saúde para servir de base para que os pesquisadores, institutos e empresas possam fazer o desenvolvimento das inovações com a possibilidade de uma aplicação prática trazendo repercussões para o sistema de saúde regional, um trabalho que será pioneiro no Brasil. O esforço concentrado dos organizadores é fazer um inventário a partir do Portal Citesc que já tem 75 projetos cadastrados conhecendo a inovação produzidas nas instituições. A mostra quer trazer para o campo real aquilo que está no virtual no portal, com exposição de equipamentos ou projetos buscando parceiros, seja nas instituições públicas ou privadas, para que possam ir se potencializando e gerando inovações que possam ser utilizadas no sistema municipal de saúde, além de servirem de base para a incorporação no mercado.

Para agregar todo este conhecimento, a Prefeitura, num conjunto de ações com os parceiros do evento, quer atrair o olhar do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde, das agências de desenvolvimento industrial e fomento do país para obter recursos que viabilizem uma idéia que está sendo gestada no âmbito da comunidade acadêmica: criar uma parceria para implantar na cidade um Centro de Pesquisas, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento e Assistência em Saúde, em que toda tecnologia promissora possa ser desenvolvida chegando as empresas para a produção em larga escala no mercado ou com assistência ligada ao Hospital-Escola Municipal atendendo os pacientes.

A experiência é inédita no país e deve projetar São Carlos como um Pólo de Desenvolvimento e Produção de Pesquisa, Inovação e Tecnologia em Saúde. Para obter mais informações sobre o evento, os interessados podem acessar o Portal Citesc (www.citesc.org.br). A mostra é gratuita e aberta ao público.

(07/03/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos