» SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE VIVÊNCIA EM TERAPIA COMUNITÁRIA PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo Integrado de Saúde (NIS) do Cidade Aracy e do Movimento Integrado de Saúde Comunitária de São Carlos (MISC-Scar) realizam nesta quinta, dia 1º, às 19h, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, no Cidade Aracy, uma atividade de vivência em Terapia Comunitária (TC) para profissionais, usuários da região do Cidade Aracy e convidados de outros bairros da cidade.

O objetivo é trabalhar recursos pessoais e coletivos, por meio da vivência terapêutica no grupo, que potencializam as pessoas e comunidade, desenvolvendo a auto-estima da população e fortalecendo a compreensão mais ampliada dos cuidados com a saúde, das pessoas e do coletivo. É a conscientização de que esse cuidado não se faz somente através da administração de medicamentos, mas também através de recursos alternativos como a Terapia Comunitária, a prevenção, a busca por uma vida mais saudável com prática de atividades físicas, entre outros fatores.

A atividade tem como público-alvo os profissionais das áreas de saúde da Administração Regional de Saúde (ARES) do Cidade Aracy, assistentes sociais, os residentes multiprofissionais em Saúde da Família, educadores, lideranças comunitárias, agentes comunitários de saúde e principalmente a comunidade local. A metodologia utiliza como base a técnica do doutor em Psiquiatria pela Universidade René Descartes Adalberto Barreto, que implantou a Terapia Comunitária no Brasil.

A atividade que será desenvolvida no Cidade Aracy apresenta como conteúdo programático a arte de cuidar, trabalhando a competência do cuidador, a resiliência (quando a carência gera competência), a cultura do excluído, saúde mental e o contexto social, além da apresentação da Terapia Comunitária, objetivos, métodos, treinamento da condução da TC, a família como sistema, políticas públicas e Terapia Comunitária, a intervenção terapêutica na comunidade e o processo de co-construção na superação do problema, a linguagem do imaginário popular, a compreensão psíquica da cultura, entre outros. São as vivências particulares que vão nortear o andamento da sessão terapêutica, que é mediada por um terapeuta comunitário.

Em São Carlos, esse tipo de terapia foi iniciada em 25 de outubro de 2005 na região do Cidade Aracy, com um trabalho (voluntário) para conclusão do curso do terapeuta comunitário de São Carlos. Foram realizadas 23 sessões com a presença de 174 participantes até fevereiro de 2006. Em novembro de 2005, iniciou-se um grupo no Núcleo Integrado de Saúde da Redenção, com a participação dos funcionários. Foram realizadas nove sessões com uma média de 20 pessoas e um total de 160 participantes.

Terapia Comunitária
A Terapia Comunitária é um espaço propiciador para a fala e expressão de sofrimento e das situações de crise, uma oportunidade de união das famílias e do grupo social, facilitando a construção da rede de solidariedade entre as pessoas. Trata-se de um instrumento importante para o resgate cultural e da auto-estima das populações menos favorecidas, nas mais variadas comunidades, constituindo-se num exercício de inclusão e de valorização das diferenças e dos referenciais positivos de cada indivíduo.

Enquanto muitos modelos centram suas atenções na patologia, nas relações individuais, privadas, a TC se propõe cuidar da saúde comunitária em espaços públicos valorizando a prevenção e estimulando o grupo a usar sua criatividade e construir seu presente e seu futuro a partir dos próprios recursos.

(28/02/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos