» OBRA DO SAAE DESVIA TRÂNSITO NA ROTATÓRIA DO CRISTO PDF Imprimir E-mail


A Aracons Construtora Ltda., contratada via licitação pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia da Prefeitura, iniciou o processo de construção de um interceptor de esgoto junto à margem esquerda e direita do Córrego Mineirinho. Com o apoio da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, foi definido o desvio do tráfego a partir da avenida Francisco Pereira Lopes, na altura da rotatória do Cristo, para a rua Passeio das Quaresmeiras.

Ao fazer o contorno, o motorista retorna ao trevo e tem acesso ao bairro da Vila Prado, ao centro da cidade ou à Santa Casa de Misericórdia. A sinalização apresenta um sistema com boa visibilidade diurna e noturna, sendo que as placas de identificação possuem estrutura suficiente para resistir aos esforços externos, principalmente ao vento. “Eu quero agradecer a compreensão da população pelos transtornos gerados, mas a conclusão desta obra será de fundamental importância para o funcionamento da futura ETE, que tratará 100% do esgoto da cidade”, explica o diretor-geral do SAAE, Eduardo Cotrim.

A proposta deste projeto é afastar de forma adequada o esgoto gerado nos bairros próximos ao córrego, bem como do campus 2 da USP. A primeira etapa deste interceptor foi instalada em uma rua do Santa Angelina, seguindo pela margem esquerda do córrego dentro do campus passando para a direita. A próxima fase é continuar a extensão deste equipamento interligando-o com o sifão construído embaixo da ponte da rotatória. “Além de proteger o Mineirinho, esta obra permitirá a coleta de todo o esgoto desta região, exterminando assim duas estações elevatórias”, detalha o diretor.

O conjunto desta obra tem uma extensão de 1.018 m, sendo projetada com tubos de concreto armado, classe EA-2, resistentes às intempéries climáticas, orgânicas ou químicas, específicos para a passagem de esgoto. A vala é escavada através de retroescavadeira, onde o pavimento demolido é transportado para um local determinado pela fiscalização do SAAE. As guias e sarjetas serão reconstituídas, respeitando o padrão utilizado pela Prefeitura, e nas áreas que apresentarem algum tipo de desmatamento será plantada grama. “Como o estabelecido no contrato, a empresa também será responsável pela limpeza final, carregando todo o entulho inerente à construção, desmontando o canteiro, retirando a sinalização de trânsito e deixando a área liberada aos munícipes”, ressalta Cotrim.

(27/02/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos