» SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE CURSO DE ALEITAMENTO MATERNO PDF Imprimir E-mail



Dando prosseguimento ao processo de formação continuada de seus servidores, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica, estará promovendo até sexta, dia 16, nas dependências do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o curso de aleitamento materno para os profissionais da equipe materno-infantil que atuam na Rede de Atenção Básica à Saúde.

Participam do curso aproximadamente 24 profissionais entre pediatras, enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem, ginecologistas, agentes comunitários de saúde, dentistas e nutricionistas. O curso quer capacitá-los para a implantação dos 10 passos que serão utilizados como critério para a concessão às unidades de saúde do título de Unidade Básica Amiga da Amamentação (UBAAM).

O principal objetivo é nortear a assistência de qualidade às gestantes, mães e seus familiares a fim de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. A unidade que tiver todos os profissionais capacitados e cumprir os 10 passos receberá o título de “Unidade Básica Amiga da Amamentação”. Entre os passos estão: orientação às mulheres e aos seus familiares sobre as vantagens do aleitamento materno, orientação sobre os riscos do aleitamento artificial e o risco do uso de chupetas e mamadeiras, promoção de grupos de gestantes para a troca de experiências entre as mães.

A orientação nas unidades será feita através de norma escrita, com banners informativos e horários das atividades em grupo. “Vamos também padronizar a conduta dos profissionais para que estejam atualizados nos conceitos de saúde para orientar as gestantes e as mães com os bebês”, explica a enfermeira Rosa Maria Castilho Martins, do Grupo Técnico de Apoio ao Aleitamento Materno.

A nutricionista Ana Cristina Camossa explica que são muitos os benefícios do aleitamento materno, já que o leite da mãe possui todos os nutrientes necessários e na quantidade ideal, como proteínas, carboidratos, gordura, além de anticorpos que fornecem proteção para o bebê e tornam o seu crescimento e desenvolvimento saudável. “Estar amamentando também traz benefícios para a mãe, pois ajuda a voltar mais rapidamente ao peso normal, é método contraceptivo, evitando nova gravidez, previne contra câncer de mama, entre outros”, disse.

Ainda de acordo com Camossa, não existe mãe que produza pouco leite; tudo depende da forma como a criança mama ou suga o leite, e a orientação para a amamentação adequada é feita nas unidades de saúde. “É preciso alertar de que existe muita crença de que a mulher que está amamentando tem que comer em dobro. Isso não é verdade, é preciso ter uma alimentação correta, equilibrada, mas a quantidade de alimento ou de energia de quem amamenta precisa ser de apenas 500 calorias a mais por dia (um bife, dois copos a mais de leite)”, explicou.
Sobre qual deve ser o período correto para aleitamento, a nutricionista informou que o aleitamento materno exclusivo (só leite materno), sem água, sem chá, sem chupeta, sem mamadeira, só o peito, deve ser feito por 6 meses e complementado (introdução de fruta, papinha) por dois anos ou mais. A sexta turma do curso conta também com palestras da docente do Departamento de Metodologia da Educação (DEME) da UFSCar, Profª Aida Victoria Garcia Montrone.

(14/02/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos