» DST/AIDS PDF Imprimir E-mail


Campanha vai distribuir 10 mil camisinhas.

O COMBATE À AIDS É O FOCO DA CAMPANHA DE CARNAVAL

Com o slogan “Com ou sem fantasia não deixe a Aids entrar na folia – Use e exija camisinha”, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde/Programa Municipal de DST/Aids, lança a campanha contra a Aids no Carnaval 2007. O objetivo é sensibilizar a população de São Carlos para o uso do preservativo em todas as relações sexuais como a única forma de se prevenir de doenças transmitidas por relações sexuais e Aids, para que todos possam se divertir, mas sem esquecer de usar o preservativo.

A partir desta quinta, dia 15, o Programa Municipal de DST/Aids vai distribuir cerca de 10 mil preservativos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), do centro e do Cidade Aracy. Serão 4 preservativos por pessoa, mas o programa vai continuar atendendo grupos vulneráveis que necessitem de maior quantidade e já fazem parte de uma grade de fornecimento no Ambulatório de DST/Aids.

Na próxima segunda, dia 19, as unidades de saúde da Vila São José, Santa Felícia e Redenção, em esquema de plantão para pronto atendimento das 7h às 19h, também estarão distribuindo os preservativos. Nos demais dias de carnaval, a população poderá retirá-los somente nas Unidades de Pronto Atendimento do Cidade Aracy ou da avenida São Carlos.

A campanha prevê ainda a exposição de mensagens educativas por meio de outdoors, além do trabalho de uma equipe uniformizada que distribuirá 20.000 leques com informações educativas nos bailes da cidade e em locais de grande aglomeração de pessoas.

Para a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de São Carlos, Blaranis Pauletto, é importante que as pessoas brinquem o carnaval, mas com responsabilidade, utilizando a camisinha em todas as relações sexuais. “A alegria pelo momento do carnaval precisa ser acompanhada de proteção para se evitar a contaminação de doenças por relação sexual, Aids e até mesmo a gravidez indesejada”, disse.

Segundo dados divulgados pelo Programa Municipal de DST/Aids, São Carlos registra atualmente 1.334 casos da doença, 38 a mais do que em 2006. A estratificação que é feita desde 1987 aponta que 874 são casos de Aids, 460 de HIV e 476 foram a óbito. Entre as crianças, há o registro de 154 casos, sendo 18 com Aids e HIV positivo confirmados e 41 em elucidação, sendo que 68 casos de crianças foram negativados.

(13/02/07)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos