» SAAE AUMENTA EQUIPES PARA ATENDER CASOS DE VAZAMENTOS PDF Imprimir E-mail



Com o intuito de responder com mais rapidez às demandas da população, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia da Prefeitura, decidiu elevar o número de equipes para trabalhar diretamente no atendimento com problemas relacionados a vazamentos de água e esgoto. Após um estudo técnico-administrativo, em que todas as divisões da autarquia se integraram, foi indicada a inclusão de mais uma equipe, no período das 16h à 1h30, para operar em casos emergenciais.

Atualmente, são distribuídas três equipes durante a semana, sendo uma especializada em conserto de vazamentos na rua e mais duas voltadas para vazamentos na calçada. Aos sábados, duas novas equipes para vazamentos de água já foram montadas, além da fixa de plantão. “A inclusão desta nova equipe atenderá os casos emergenciais, tanto para casos de vazamentos de água quanto para esgoto”, informa o diretor-geral do SAAE, Eduardo Cotrim.

Outra medida tomada foi identificar as regiões da cidade com o maior registro de vazamentos, formulando um planejamento de setorização, com a finalidade de reduzir os gastos com combustível. No período noturno, um servidor especializado utiliza o aparelho de Geofone, para localizar novos indícios de vazamentos de água. Cada equipe é formada por 5 integrantes, entre encarregado, motorista, operador de máquinas e ajudantes.

Para proteger a integridade dos servidores, pedestres, ciclistas e motoristas, a autarquia sinaliza todas as imediações, proibindo o tráfego na rua onde se encontra o problema. “Este é um tipo de decisão que não envolve apenas o aumento de equipes, mas temos que avaliar os custos operacionais, como despesas com horas extras, além da compra de mais maquinários e suprimentos”, analisa o diretor-geral do SAAE, informando a compra de duas retroescavadeiras, cujo investimento totalizou R$ 360 mil.

Atendimento
O SAAE atende em média cerca de 30 casos de vazamentos de água por dia. Ao detectar o problema, o usuário entra em contato com a autarquia, através do telefone 0800-111-064. Após a exposição e anotação, uma ordem de serviço é encaminhada até o Setor de Manutenção de Redes (SMR), que realiza uma minuciosa avaliação para identificar os casos de maior gravidade.

A autarquia esclarece que o tempo de espera para a execução de uma ordem de serviço é realizado no menor tempo possível, sendo que os problemas de maior gravidade ganham prioridade na escala de atendimento. Os casos de vazamentos de água apresentam enorme dificuldade em localizar as rupturas no encanamento, onde o conserto pode perdurar por longas horas.

O serviço só é cobrado do usuário quando ocorre a substituição de uma ligação velha por outra nova, sendo também cobradas as peças utilizadas. A cobrança é lançada na conta de água do mês seguinte, não havendo qualquer negociação com o servidor do SAAE. “É importante que a população tenha o conhecimento do empenho dos funcionários desta autarquia, pois esse tipo de serviço exige muita capacidade técnica, esforço físico e dedicação integral”, explica Cotrim.

(12/02/07)
 
 

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