» CAMPANHA DE ALERTA À DENGUE ACONTECE NESTE SÁBADO PDF Imprimir E-mail



Com a integração de todas as secretarias municipais e autarquias e sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura promove na manhã deste sábado, dia 10, uma campanha para alertar a população sobre as medidas de prevenção e identificação dos sinais e sintomas, e sobre o combate ao criadouro do mosquito da dengue.

Com concentração a partir das 8h30 no estacionamento da Universidade Aberta do Brasil (entre a sede da Prefeitura e o Fórum), agentes de combate à dengue e servidores municipais estarão percorrendo diversos pontos da região central e alguns bairros da cidade orientando e entregando à comunidade folhetos informativos sobre a dengue.

A iniciativa dá seqüência às atividades da 5ª edição do “Mutirão Cidade Limpa”, que vem sendo desenvolvido na cidade desde novembro do ano passado e tem por objetivo identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, além de promover a limpeza pública e a manutenção urbana nos bairros da cidade.

A preocupação se deve principalmente à maior intensidade de chuvas que tem sido registrada nessa época do ano, o que torna o período propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Em São Carlos, na última avaliação de densidade larvária (índice de Breteau), o resultado foi de 2,39, o que significa risco de transmissão se aparecerem casos importados da doença.

Desde o início do ano, São Carlos registrou 14 casos suspeitos de dengue, sendo um deles confirmado (importado de outro município). Vale alertar que a situação epidemiológica na região está preocupante, pois em várias cidades o número de casos já começa a preocupar as autoridades: Campinas - 3, Bebedouro - 97, Birigui - 174, Piracicaba - 8, Ribeirão Preto - 4, Santa Rita do Passa Quatro - 4, São José do Rio Preto - 36, Sumaré – 59; casos registrados do dia 1º a 19 de janeiro de 2007.

Nas demais regiões do país, neste ano, também se observa um aumento de casos de dengue, o que justifica, portanto, uma atividade de alerta à população em geral, tendo em vista a época de férias, carnaval e retorno de estudantes à cidade. Vale lembrar que é preciso ficar atento aos sinais e sintomas da dengue: febre, dor no corpo e vermelhidão pelo corpo. Na presença destes sintomas é importante procurar orientação médica imediatamente e comunicar a Vigilância Epidemiológica.

Para o secretário municipal de Saúde, Dirceu Barbano, 2007 é um ano crítico em relação à dengue para o Brasil inteiro, agravado pelo fato de que nos meses de janeiro e fevereiro está predominando o período chuvoso, e vários municípios da região que tiveram transmissão durante todo o ano de 2006 já apresentam muitos casos no início deste ano.
“Nós temos que explicar às pessoas que o combate à dengue deve ser feito diariamente por todos nós e a ação de hoje é no sentido de chamar, convocar e compartilhar esse sentimento de mobilização conjunta com a população para que, unida ao poder público, possa nos ajudar a combater a existência do mosquito Aedes aegypti. A prática de combate ao mosquito precisa ser incorporada com uma tarefa que se faz no dia-a-dia, como uma limpeza da casa ou varrer o quintal”, disse.

É importante que todo caso suspeito de dengue seja comunicado à Vigilância Epidemiológica de São Carlos, porque é a partir do caso suspeito que são desencadeadas as ações de controle e prevenção ao redor da casa e do local de trabalho do suspeito, impedindo que se instale um foco de transmissão da doença no município.

“Para combater o mosquito é preciso combater a larva, e isso se faz evitando a presença de água limpa e parada nos ambientes domésticos, principalmente. É preciso identificar se não há água parada nos vasos, pneus, calhas, em cima de lajes entre outros”, explica Edel Zóia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Dúvidas podem ser esclarecidas na Vigilância Epidemiológica através do telefone 3307-7405.

(09/02/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos