» SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA PARA CASOS DE SARAMPO NA BAHIA
» SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA PARA CASOS DE SARAMPO NA BAHIA PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua Divisão de Vigilância Epidemiológica, alerta as pessoas que pretendem viajar para o Estado da Bahia para que não deixem de tomar a vacina contra o sarampo antes do embarque. No Estado de São Paulo, todas as agências de turismo, rodoviárias e aeroportos estão orientando os turistas para que não deixem de tomar a vacina. A intenção é ter uma boa cobertura vacinal para que o sarampo não entre novamente no Estado, já que desde 1999 não é registrado nenhum caso.

“Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, já foram confirmados 27 casos no interior da Bahia, por isso solicitamos para que as pessoas que pretendem viajar, principalmente no Carnaval, e que nunca tomaram nenhuma dose da vacina contra o sarampo, que é a tríplice viral, procurem uma unidade mais próxima da sua residência. Mas volto a afirmar, as pessoas que já tomaram uma dose dessa vacina ou da antiga MMR não há necessidade de tomar novamente. Essa vacina faz parte do calendário de rotina para crianças a partir de 1 ano e com reforço aos 5 anos, portanto somente deve tomar quem não foi vacinado quando criança. A vacina está disponível, gratuitamente, em todas as nossas unidades de saúde”, explica Edeltraut Nothing Zóia, chefe da Vigilância Epidemiológica.

Sarampo
Trata-se de uma doença infecto-contagiosa que é transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação gira em torno de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgirem placas avermelhadas na pele.

• Sintomas – Além das manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, também ocorre febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda de apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas.

• Diagnóstico – É feito através de exames clínicos e, quando necessário, confirmado por exame de sangue.

• Tratamento – O tratamento é sintomático, isto é, visa ao alívio dos sintomas. Paciente com sarampo deve fazer repouso, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna e tomar antitérmicos para baixar a febre.

• Vacina – A vacina anti-sarampo é eficaz em 97% dos casos. Em São Carlos, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 7h às 16h e nas Unidades de Saúde da Família (USF) das 7h às 17h. Vale lembrar, ainda, que o Sistema Municipal de Saúde da Prefeitura possui cinco Administrações Regionais de Saúde (ARES) que funcionam em horário diferenciado nos bairros: Cidade Aracy, Santa Felícia, Vila São José, Redenção e Vila Izabel.

(07/02/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos