» HOSPITAL-ESCOLA PDF Imprimir E-mail

O Prefeito Newton Lima e o arquiteto João da Gama Filgueiras Lima (Lelé), responsável pelo projeto do Hospital-Escola Municipal “Horácio Carlos Panepucci”, fizeram uma visita às obras do primeiro módulo, que deverá entrar em funcionamento em meados deste ano. Já a construção do segundo módulo, composto por centro cirúrgico, laboratórios, setores de internação, lavanderia, restaurante e almoxarifado, está prevista para começar em sete meses.



ARQUITETO FICOU SATISFEITO AO VER A OBRA REALIZADA

O prefeito Newton Lima, acompanhado dos secretários municipais Dirceu Barbano (Saúde) e Flávio Micheloni (Obras e Serviços Públicos) e engenheiros da Secretaria de Obras, recebeu nesta terça, dia 6, a visita do arquiteto João da Gama Filgueiras Lima (Lelé), que fez e doou o projeto do Hospital-Escola à Prefeitura de São Carlos, para uma visita ao primeiro módulo e conhecimento da proposta técnica de elaboração do projeto executivo do segundo módulo do Hospital-Escola Municipal “Horácio Carlos Panepucci”.

Na construção do segundo módulo deverão ser investidos R$ 41,5 milhões de reais com recursos liberados em duas parcelas pelo Ministério da Saúde, utilizados na construção de enfermarias clínicas e cirúrgicas, centro cirúrgico e UTIs neonatal, infantil e adulto, oferecendo à cidade mais 180 leitos hospitalares, além dos 40 do primeiro módulo. O prefeito adiantou que dentro dos próximos três meses a Prefeitura já deverá ter o projeto detalhado para abrir o processo de licitação do segundo módulo para, em aproximadamente sete meses, começar sua construção.

Sobre a visita do arquiteto, Newton Lima afirmou que “é um prazer muito grande receber o arquiteto Lelé para uma visita à obra que ele ainda não conhecia porque, quando entregamos a obra, o ministro da Saúde estava adoentado. Ele pode conhecer o resultado da sua criação, uma obra extraordinária, contemporânea, arrojada, e com uma arquitetura completamente diferenciada dos hospitais convencionais, onde certamente a pessoa terá um atendimento mais agradável, maior acolhimento e humanização na assistência a saúde dos pacientes. É um dia muito importante e mais um grande passo para que São Carlos se consolide como referência em atenção hospitalar”.

Segundo o prefeito, a expectativa é que até o meio do ano o primeiro módulo já esteja em operação. Newton Lima lembra que “tivemos atraso de 6 meses com a demora da aprovação do orçamento de 2006 executado só no final de junho, e paralisado em função das eleições, o que nos obrigou a prorrogar a conclusão dos detalhes finais como a compra dos equipamentos que, dada a sua complexidade estão chegando ainda, além da questão da administração da engenharia hospitalar”.

Fluxo de serviço
A próxima etapa agora, segundo o prefeito, é que a partir deste sábado, dia 10, a cidade estará recebendo especialistas de São Paulo que vão ajudar na implementação do fluxo de serviço interno da administração de serviço hospitalar além da constituição da Organização Social que vai responder pela gestão do hospital. “Tudo isso concluído, em mais quatro meses estaremos ainda em maio ou junho colocando em funcionamento o primeiro módulo em operação com o pronto-socorro, os 40 leitos, exames de imagem em condições de prestar assistência médica à população de São Carlos e região”.

Sobre a impressão que teve ao ver o primeiro módulo do hospital, o arquiteto Lelé disse que “é ótimo ter uma obra realizada; evidentemente que ao entrar em operação serão necessárias algumas correções no funcionamento, mas fico feliz em ver que a obra respeitou o projeto e a idéia básica de construção”. Na parte de paisagismo, Lelé sugeriu a colocação de plantas e introdução de peixes no jardim de água para introduzir vida, amenizar o clima e harmonizar a concepção ambiental da sala de espera. “Isso é um respeito ao paciente que quando vem ao hospital está numa fase de fragilidade. O ambiente agradável ajuda ele a se sentir melhor e faz parte da cura”.

O secretário municipal de Saúde Dirceu Barbano enfatizou que a visita do arquiteto foi um momento especial. “Ele veio conferir em loco um projeto que é dele e ficou muito feliz por ver traduzido fisicamente aquilo que ele vislumbrou quando fez o projeto”. Depois de visitar o hospital, o arquiteto Lelé participou também de uma reunião de trabalho com a Comissão de Coordenação da Implantação das Atividades, Procedimentos e Serviços do Hospital-Escola Municipal, onde pôde conhecer os relatórios da primeira fase de análises das sugestões que recomendaram diretrizes, normas técnicas e modelo de gestão que assegurem a entrada em operação do primeiro módulo do hospital de São Carlos.

Segundo o arquiteto, a rigor, o anteprojeto do hospital foi pensado considerando a articulação dos módulos, mas é necessário conhecer as modificações e ajustes de ordem administrativa que foram feitos no primeiro módulo para a adequação da construção do segundo módulo potencializando e agregando o atendimento das necessidades da população.

Recursos
Sobre a liberação dos recursos de R$ 41,5 milhões para a construção do segundo módulo, o prefeito adiantou que o secretário Dirceu Barbano estará na próxima quinta, dia 8, em Brasília, para conhecer qual será o montante de recursos liberados em duas parcelas, sendo a primeira em 2007 e a segunda em 2008.

(06/02/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos