» SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO VISITA CEMEI NO REINÍCIO DAS AULAS
» SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO VISITA CEMEI NO REINÍCIO DAS AULAS PDF Imprimir E-mail



A secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, visitou nesta segunda, dia 5, o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) “Walter Blanco”, no bairro Santa Felícia, no reinício das aulas. Géria foi às salas de aula, onde conversou com os educadores, brincou com as crianças e acompanhou todos os cuidados que os 107 alunos, na faixa etária de zero a 3 anos de idade, recebem naquela unidade.

O município atende atualmente, nas 13 creches e 3 CEMEIs, 1.300 alunos entre 4 meses e 3 anos, no período entre 7 e 17h, além de destinar subvenções a 8 creches conveniadas que prestam atendimento a 850 crianças de 4 meses a 5 anos de idade. Inclusive no período de recesso escolar, a Prefeitura realizou um plantão de creches para atender as crianças cujos pais estavam trabalhando. No final do ano passado, o Departamento de Educação Infantil realizou um levantamento de demanda e 5 unidades entre creches e CEMEIs fizeram o atendimento de cerca de 300 crianças.

A diretora do CEMEI “Walter Blanco”, Andréia Blotta Pejon Sanchez, relata que a unidade atende basicamente crianças dos bairros Santa Felícia e Monsenhor Romeu Tortorelli. Segundo ela, a maioria das crianças está indo pela primeira vez naquela unidade. “No início do ano é sempre mais difícil para crianças e pais que precisam se adaptar aos horários e ao fato de ficarem afastados um do outro”, revelou.

Andréia informa que para uma adaptação mais rápida da criança à nova escola, agora no início do ano, os pais podem acompanhar seus filhos na sala de aula, especialmente no horário de entrada. “Nós permitimos que os pais entrem nas salas de aula com seus filhos para que as crianças se ambientem mais facilmente. O curioso é que alguns pais também saem chorando da escola por deixarem os filhos”, contou.

A diretora diz que esse contato com os pais é fundamental. “É bom que os pais possam vivenciar esse momento, pois eles aproveitam e passam para os educadores como os filhos gostam, por exemplo, de tomar o leite e outras dicas importantes de cuidado”, concluiu. Para Géria Montanari, os primeiros dias nas unidades servem mesmo para uma adaptação, tanto das crianças com o ambiente da escola como dos pais que ficarão longe dos filhos.

“Esse processo é, vamos dizer, um pouco traumático, mas nós procuramos amenizar com o acolhimento dos pais nas unidades, fazendo com que eles tenham a possibilidade de ficar com as crianças no ambiente da escola”, enfatiza. Ainda segundo Géria, esse sistema de acolhimento dos pais não chega ser uma novidade na rede municipal. “Há alguns anos nós já trabalhamos essa questão de receber os pais nas nossas unidades, não só no início do ano letivo. Os pais são sempre bem-vindos e inclusive participam das atividades nas unidades”, revela.

(05/02/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos