» PASSE-EMPREGO PDF Imprimir E-mail

Programa vai beneficiar mais desempregados.

Emerson Leal.Balcão de Empregos.Casa do Trabalhador.
MUDANÇA NAS REGRAS AMPLIA A CONCESSÃO DO BENEFÍCIO

Para atender um número ainda maior de pessoas e de forma mais adequada à realidade do mercado de trabalho, o programa municipal Passe-Emprego, que fornece transporte gratuito para os moradores da cidade que estão desempregados, passou a ter novas regras desde o início desse ano. Até o final de 2006, para ser beneficiado pelo Passe-Emprego, a pessoa deveria estar cadastrada no Balcão de Emprego e desempregada há mais de dois meses e no máximo há dois anos.

Agora, o benefício do transporte gratuito não estabelece mais período máximo de tempo sem trabalho. Os interessados no Passe-Emprego precisam também ter idade superior a 16 anos, não estar recebendo seguro-desemprego, aposentadoria ou pensão e não receber nenhum outro benefício municipal de auxílio para o transporte coletivo. Estão aptos a receber o benefício, ainda, os alunos da Universidade Aberta do Trabalhador, da Fundação Educacional São Carlos (FESC), e de programas de formação profissional oferecidos por entidades sindicais conveniadas com a Prefeitura.

“A Prefeitura tem como atender 1.500 cidadãos com 20 passes por mês cada um. Como detectamos um número razoável de pessoas buscando voltar ao mercado de trabalho e sem registro em carteira há mais de 4, 5 anos, buscamos adequar nosso serviço para as necessidades da comunidade fazendo essa alteração na lei do Passe-Emprego”, explicou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal.

O resultado positivo da iniciativa da Prefeitura é declarado por quem já usou o Passe-Emprego, como é o caso do montador de móveis Aristevaldo Castro Souza, de 59 anos. “Ajudou bastante poder usar o Passe-Emprego, sim. Eu estava sem trabalho e para procurar alguma coisa e até para fazer um ou outro bico usar o ônibus de graça foi importante. Me ajudou mesmo”, disse.

Para Débora Alves Paulino, 28 anos, que recentemente voltou ao mercado de trabalho graças a uma vaga disponibilizada no Balcão de Empregos da Prefeitura, o programa Passe-Emprego é fundamental. “Pra mim foi muito bom. E olha, ainda bem que criaram alguma coisa assim. Quando a gente está desempregado gasta bastante com transporte levando currículo, indo em entrevistas, procurando o Balcão de Empregos, e poder andar de ônibus sem pagar é muito bom”, afirmou.

O Balcão de Empregos atende das 8h às 18h, na Casa do Trabalhador, que fica na Praça Cel. Salles, na esquina da avenida São Carlos com a rua Major José Inácio, no centro.

(01/02/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos