» SAÚDE PDF Imprimir E-mail

Centro de Reabilitação oferece tratamento especializado.

Sérgio Cunha em reabilitação.Sala de fisioterapia.

Sala de fisioterapia.Ana Lúcia Pereira.
A MÉDIA MENSAL DE ATENDIMENTOS É DE 1.500 PACIENTES

Com o objetivo de oferecer um tratamento especializado em reabilitação, resgatando a qualidade de vida dos pacientes que sofrem algum tipo de problema crônico, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o Centro de Reabilitação do Centro Municipal de Especialidades (CEME), composto por sala de fisioterapia, além do tratamento com planos terapêuticos determinados por médicos em várias especialidades como ortopedistas, dermatologistas, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, nutricionistas, psicólogas e até mesmo assistentes sociais.

O Centro de Reabilitação atende pacientes seqüelados por deficiência, amputados, em recuperação pós-cirúrgica, queimados ou com patologias como afecções de voz e dores crônicas como fibromialgia, hérnia de disco, artrose e artrite, cirurgias grandes de quadril e coluna e neurologia (adulto e infantil). Segundo Ana Lúcia Pereira, chefe da Divisão da Atenção Especializada, a média de atendimento mensal do município é de 1.500 pacientes, com um trabalho que também conta com o apoio de parcerias firmadas em convênios com a Unidade Saúde Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos ou encaminhamento de pacientes para clínicas particulares.

O trabalho é sempre realizado por uma equipe multiprofissional de saúde que inclui em alguns casos, além dos especialistas, a intervenção de uma nutricionista ou psicóloga. “Dependendo do nível de debilidade que o paciente apresenta, muitas vezes temos inclusive que realizar um atendimento especializado junto às famílias, que em alguns casos precisam aprender a conviver com o problema de saúde e cuidar dos pacientes no período em que estiverem em suas residências”, explica Ana Lúcia.

Na sala de fisioterapia do Centro de Reabilitação, são disponibilizados aparelhos como as barras paralelas, rampas, cama elástica, pesos, colchonetes massageadores, para diminuir dor e acelerar o processo de cicatrização, entre outros, além do oferecimento de órteses para auxiliar o paciente como colete, cadeira de roda, muleta, suporte de mão e bolas gigantes para trabalhar alongamento e equilíbrio, voltados principalmente para as crianças da neuropediatria.

Sabrina dos Santos Amorin, fisioterapeuta do CEME, ressalta que “os profissionais trabalham a reabilitação dos movimentos dos pacientes, mas principalmente a relação paciente/amigo, que tem um impacto positivo na recuperação da auto-estima das pessoas”. Ela cita como exemplo os pacientes do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), que, mesmo acamados, se já evoluíram para um processo que permite sentar ou ficar em pé, são encaminhados para a sala de fisioterapia e iniciam todo o trabalho de reabilitação.
Vale lembrar, entretanto, que na fisioterapia são tratados também pacientes que tiveram acidente vascular encefálico (AVE), popularmente conhecido como derrame, entre outras doenças. O plano terapêutico é individual e os pacientes que ainda não atingiram os objetivos com um determinado número de sessões de fisioterapia são mantidos em tratamento até a recuperação.

Nos casos onde é necessária a utilização de próteses, o treinamento ajuda o paciente a distribuir melhor o peso do corpo adquirindo confiança na funcionalidade do equipamento que vai garantir uma vida com qualidade. O complemento do trabalho desenvolvido na fisioterapia algumas vezes conta com o apoio de uma psicóloga, que atua no sentido de ensinar os pacientes a conviver com as limitações físicas e descobrir que podem levar uma vida normal, na residência ou no trabalho.

O comerciante Sérgio Cunha fraturou o tornozelo da perna e encontrou na sala de fisioterapia um alívio para a imobilidade e dor. “Fiquei muito tempo engessado, sofri atrofia na perna e, como os movimentos eram limitados, eu não conseguia andar. Em três meses de trabalho intenso, com a utilização de um ultra-som atuando como massageador, 25 minutos de bicicleta e a realização de exercícios na cama elástica para fortalecer a musculatura, já me sinto bem melhor e praticamente recuperado”, contou.

O Centro de Reabilitação, que foi reformado e ampliado ainda na primeira gestão do prefeito Newton Lima, está localizado no Centro Municipal de Especialidades (CEME), na rua Amadeu Amaral, 555, Vila Izabel, próximo da avenida Getúlio Vargas.

(30/01/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos