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Prefeitura orienta sobre atendimento.

Unidade de suporte básico.Daniel Luporini. Unidade de Suporte Avançado.
AMBULÂNCIAS FAZEM CERCA DE 3 MIL DESLOCAMENTOS POR MÊS

A Prefeitura tem buscado orientar a população sobre como é feito o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU em São Carlos. Inicialmente, há na Central de Regulação do SAMU uma equipe de atendentes com treinamento especializado para atender as chamadas pelo telefone 192, 24 horas por dia, em que todos os deslocamentos de ambulâncias são orientados por um médico via rádio ou telefone.

Nos casos de trauma leve ou remoção de rotina normalmente é deslocada uma Unidade de Suporte Básico (USB) com a presença do motorista e auxiliar de enfermagem. Nos casos onde se constata procedimento de emergência com risco de morte ao paciente, o atendimento é feito por uma Unidade de Suporte Avançado (USA) com a presença do médico intervencionista, além de um auxiliar de enfermagem, uma enfermeira e o motorista.

A triagem dos atendimentos é feita pelo médico regulador, que avalia o tipo de atendimento solicitado: atendimento médico com urgência leve ou grave ou transporte por ambulância. O primeiro procedimento do operador da frota do SAMU normalmente é deslocar a ambulância mais próxima da solicitação de atendimento ou do acidente, mas dependendo da gravidade a equipe aciona o apoio de uma segunda ambulância, a USA, com médico e equipamentos especiais para melhor socorrer o paciente. Neste caso a primeira ambulância (básica) retorna ao posto de origem e o paciente passa a ser assistido pela USA.

Para a implantação do SAMU, o Ministério da Saúde investiu em São Carlos R$ 1,85 milhão. Desse total, R$ 1 milhão foi investimento e R$ 850 mil são utilizados na manutenção do serviço. A Prefeitura também contratou 14 médicos, 5 enfermeiras, 14 auxiliares de enfermagem, 6 telefonistas auxiliares de regulação médica, 2 operadores de rádio e 9 motoristas.

Reconhecimento
Inaugurado no dia 30 de junho de 2006, o SAMU realiza uma média de 3 mil remoções por mês confirmando uma expectativa e um reconhecimento: uma melhora significativa no atendimento de urgência e emergência em São Carlos, que antes era feito por ordem de chamada e não pela gravidade do caso, e o reconhecimento da capacidade técnica do sistema. Quem já utilizou o serviço pode entender a função do SAMU e reconhece que a equipe de socorristas tem demonstrado segurança, eficiência e prestado um serviço especializado e de altíssima qualidade à população.

As pessoas que presenciam ou já receberam o atendimento do SAMU, quer em domicílio ou em vias públicas, têm elogiado a atuação dos profissionais. Recentemente, Valter Chabaribéri, morador do bairro Jockey Clube, sofreu um derrame cerebral e a família acionou o SAMU. “O SAMU me atendeu rapidamente e ajudou a salvar minha vida”, conta, hoje recuperado. Já Teresa Villas Boas da Rosa, com o neto de um ano e meio no colo, sofreu uma queda quando descia as escadarias do ônibus e relembra a importância do trabalho do SAMU. “A equipe do SAMU foi muito atenciosa, fez curativo na criança e me imobilizou até o atendimento na Santa Casa. Eu aprovo o atendimento, que não demorou nada para nos socorrer”, disse.

A população também já percebeu a diferença no atendimento de saúde: básico (consultas nas unidades de saúde), especialidades (CEME) e urgência e emergência, SAMU, bombeiros, polícia. Os benefícios não param por aí. A regulação do atendimento feita por meio das chamadas para o telefone 192 também está apresentando resultado positivo. Houve uma redução de 10% nos quilômetros por dia rodados pelas ambulâncias utilizadas no serviço de remoções dos pacientes, já que em muitos casos corriqueiros não há a necessidade de deslocamento do veículo, sendo suficiente a orientação médica.

Houve ainda uma redução de 50% no tempo/resposta para a chegada da ambulância ao local solicitado para atendimento de urgência. “A população está se acostumando gradativamente com o serviço e entendendo toda a logística de atendimento, com regulação médica. As demandas aumentam principalmente no chamado horário de rush, quando há um número maior de pessoas circulando e com maior probabilidade de registro de ocorrências. Pela triagem das chamadas, priorizamos os atendimentos de urgência e além da agilização no processo de atendimento há o encaminhamento direto do paciente ao local adequado”, explica o coordenador médico do SAMU, Daniel Luporini.

Atendimento
O atendimento é feito de maneira integrada entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Nos casos onde houver a necessidade de retirada do paciente das ferragens, o trabalho é feito pelo Corpo de Bombeiros e a remoção pelo SAMU. Nas rodovias, o atendimento é de responsabilidade das concessionárias. A atuação do SAMU nas estradas municipais será feita até o limite geográfico de cada município.

Vale lembrar que ao assumir a Prefeitura de São Carlos, em janeiro de 2001, o prefeito Newton Lima encontrou quatro ambulâncias para atender uma população de 200 mil habitantes: duas quebradas e duas em péssimo estado de conservação e uma UTI Móvel doada pelo governo do Estado que estava parada na Santa Casa. Hoje São Carlos possui 14 ambulâncias, sendo 2 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 12 Unidades de Suporte Básico (USB) equipadas com rádios comunicadores, interligadas e setorizadas em pontos estratégicos da cidade.

Nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) da avenida São Carlos e do bairro Cidade Aracy, no SAMU e Unidade de Saúde da Família (USF) de Santa Eudóxia existem ambulâncias 24 horas. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Santa Felícia e Redenção, as ambulâncias ficam 12 horas (das 7h às 19 h). Uma ambulância fica na base do SAMU à disposição para atendimento 24 horas exclusivo do distrito de Água Vermelha.

(25/01/07)
 
 

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