» MUTIRÃO CIDADE LIMPA
» MUTIRÃO CIDADE LIMPA PDF Imprimir E-mail

Equipes já visitaram 38 mil imóveis.



COMBATE À DENGUE É UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO MUTIRÃO

Com o objetivo de promover a limpeza pública e a manutenção urbana da cidade, além de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura está desenvolvendo desde novembro do ano passado o Mutirão Cidade Limpa. De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, já foram retiradas cerca de 100 toneladas de material não utilizável – como latas, garrafas, pneus, componentes plásticos, sofás, madeiras, vasos sanitários, entre outros – com visitas a 38.354 mil imóveis da cidade. Um dos problemas encontrados pelas equipes foi a constatação de que 8.042 imóveis estavam fechados.

Entre os bairros já visitados estão o Jardim Paulistano, Cidade Jardim, Nova Santa Paula, Jardim Hikari, a região da Cidade Aracy, Parque Arnold Schmidt, Acapulco, Santa Marta, Jardim Centenário, Tortorelli, Parque Faber, Planalto Paraíso, Jardim Bandeirantes, Alvorada, região da Santa Felicia (São Carlos 1, 2, 3, 5) região da Vila Prado, Vila Carmem, Botafogo, Jardim Gonzaga, Cruzeiro do Sul e Jardim Morumbi.

Os agentes de combate à dengue realizam também o trabalho de conscientização e orientação dos moradores para eliminar os possíveis criadouros e não manter água limpa e parada no interior das residências. Todo o trabalho conta sempre com o apoio de um caminhão de carroceria aberta para recolhimento de materiais e entulhos que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Nesta semana, o trabalho está sendo feito na região central e deve se estender até a segunda quinzena do mês de fevereiro.

Resultados
Apesar do grande volume de água que caiu sobre a cidade no mês de janeiro, até o momento, a Vigilância Epidemiológica confirmou o registro de apenas um caso de dengue do município neste ano. Trata-se de um caso importado – contraído fora da cidade – localizado no bairro Boa Vista, de uma mulher que viajou para a cidade de Ilha Solteira. Nos primeiros 15 dias de janeiro, o município notificou 6 casos suspeitos, mas só confirmou o caso do bairro Boa Vista.

A Vigilância Epidemiológica reforça que já foram desenvolvidas as ações de prevenção, controle e bloqueio da dengue ao redor da casa do local suspeito, incluindo a nebulização das moradias.

A população deve continuar alerta e observar se há o aparecimento dos principais sintomas da dengue: febre alta, dor pelo corpo, vermelhidão pela pele que parece alergia. Neste caso, a recomendação é passar por um médico e comunicar a Vigilância Epidemiológica local imediatamente. “A comunicação é importante porque permite o desencadeamento de ações em tempo hábil a impedir a instalação de focos de transmissão autóctone (local) de dengue na cidade”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Edel Zóia.

É preciso também cuidados redobrados, como vistoriar o quintal e observar se há recipientes com água parada e limpa, pratos de vasos de plantas sem areia, latas, pneus, manter garrafas com gargalo para baixo, caixa d’água tampada, além de promover uma limpeza de calhas e desentupimento de lajes que acumulam água. Na presença dos sintomas da dengue é importante que o cidadão procure orientação médica imediatamente e comunique a Vigilância Epidemiológica através do telefone 3307-7405.

(23/01/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos