» SAÚDE: REFORMA UPA AVENIDA SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

Iniciada a reforma da UPA da avenida São Carlos.




PREFEITURA INICIA REFORMA DO PRONTO-SOCORRO DA AVENIDA SÃO CARLOS

Deverá ser concluída nos próximos 30 dias a reforma estrutural e adequação de salas e equipamentos da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da avenida São Carlos. A Prefeitura contratou por meio de licitação a empresa Construesa Construtora São Carlos Ltda., que está executando a obra a um custo de 31.355,80 mil. A reforma prevê a ampliação da recepção, pintura interna e externa, troca de mobiliário, revisão da parte elétrica, instalação de ar-condicionado, além de reposição do piso em paviflex.

Inaugurado na década de 80, o prédio estava bastante degradado, mas a reforma parcial da unidade está sendo realizada com maior intensidade no período noturno para não prejudicar o atendimento dos usuários, que continua sendo feito normalmente.

O Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde vai implantar também na UPA uma melhoria no processo de acolhimento dos usuários, classificando o atendimento dos pacientes por grau de risco.
O secretário municipal de Saúde Dirceu Barbano reforça que “o prédio precisava de manutenção mais efetiva e nós vamos aproveitar a obra para melhorar aspecto da recepção da unidade que, associado às melhorias no processo de acolhimento, possa garantir resolutividade e agilidade no atendimento dos usuários”.

A UPA possui hoje quatro consultórios médicos, salas de inalação, sutura, medicação, curativos, esterilização, quarto de observação clínica e um consultório odontológico funcionando 12 horas.

Francisco Luiz Neo, chefe da Divisão Administrativa de Pronto-Atendimento, explica que serão colocadas também poltronas mais confortáveis, trocada a mobília antiga como divã, escrivaninha, armários, camas hospitalares e compra de uma maca especial para a sala de urgência: “Tudo para garantir conforto tanto para os usuários quanto para os profissionais de Saúde que trabalham na UPA”.

Outras ações – Outra ação que também está sendo desenvolvida na unidade pelo Departamento de Atenção Básica da secretaria é a melhoria no processo de acolhimento dos usuários da UPA da avenida São Carlos.

Pelo projeto, os profissionais de saúde vão definir o foco de cuidado e atendimento a partir das necessidades e grau de risco do usuário do sistema municipal de saúde. O sistema de acolhimento tem a pretensão de ser eficiente já na abordagem, no primeiro atendimento.

É um grande desafio para um sistema que ainda tem como cultura a presença imediata do médico. “Nós nos acostumamos a ser atendidos por ordem de chegada, mas temos que ter consciência de que em alguns momentos a urgência e emergência precisam ser priorizadas porque representam risco de morte para o paciente”, explica Barbano.

Uma das maneiras de melhorar o atendimento, principalmente nos casos em que se requer agilidade do atendimento, segundo Barbano, é que “nas UPAs não pode haver senha. Os profissionais precisam estar preparados para classificar a urgência e o risco do atendimento”.

A Secretaria Municipal de Saúde pede a compreensão da população para as obras que estão sendo realizadas na unidade.

(12/01/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos