» SAÚDE: CEO VAI COMPLETAR 4 MESES DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
» SAÚDE: CEO VAI COMPLETAR 4 MESES DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PDF Imprimir E-mail


CEO funciona na rua 9 de Julho, 1.615.Já foram atendidos mais de 200 pacientes.Equipe é formada por 13 profissionais e diversos
instrumentais odontológicos.
Inaugurado pelo ministro da Saúde, Agenor Álvares, no dia 14 de setembro de 2006, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de São Carlos está perto de completar 120 dias de atendimento, oferecendo tratamento odontológico especializado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 118 dias de funcionamento, o CEO de São Carlos já atendeu 203 pacientes. O trabalho é feito por uma equipe de 13 profissionais, sendo 7 odontólogos, 3 auxiliares de consultório odontológico, 1 auxiliar administrativo, 1 auxiliar de serviços gerais e 1 porteiro.

O CEO é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Carlos e o governo federal em que o serviço é oferecido pelo Programa Brasil Sorridente para tratar a saúde bucal da população do município, especialmente a mais carente, que não tem condições de contratar um plano de assistência odontológica ou pagar pelo tratamento dentário na iniciativa privada.

Localizado na rua Nove de Julho, 1.615, o CEO oferece à população tratamentos de periodontia (gengivas); endodontia (canal), cirurgias orais, diagnóstico de lesões bucais, com ênfase na prevenção de câncer bucal, além de atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais. A especialidade de prótese aguarda autorização do Ministério da Saúde para viabilização de um laboratório de confecção de próteses totais ou parciais removíveis.

A unidade dispõe de quatro cadeiras odontológicas para atendimento à população, além do raio-X odontológico e demais instrumentais odontológicos, funcionando das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O Centro recebe do Ministério da Saúde um repasse mensal de R$ 8,8 mil para custeio, além de já ter recebido uma parcela única de R$ 50 mil correspondente a custos com reforma, ampliação ou construção do espaço físico.

Como é o atendimento – Todos os cidadãos de São Carlos têm direito aos serviços oferecidos pelo CEO, mas, para isso, precisam ser encaminhados pelas Equipes de Saúde Bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). Os pacientes não marcam consultas diretamente no CEO. As equipes de saúde avaliam a necessidade de atendimento especializado e agendam a consulta, em nome do paciente, no CEO, que após a conclusão do tratamento contrareferencia o paciente para sua unidade de origem.

Além do atendimento no CEO, a Secretaria está implantando Equipes de Saúde Bucal na totalidade das Unidades de Saúde da Família. Atualmente, das 10 Unidades de Saúde da Família existentes, duas contam com a Equipe de Saúde Bucal, a USF Jardim Gonzaga e a USF Santa Eudóxia.

São Carlos recebeu do Ministério da Saúde 8 consultórios odontológicos completos para ampliação do atendimento feito pelas Equipes de Saúde Bucal nas USFs. Eles vão tratar gratuitamente a saúde bucal das famílias cadastradas no Programa de Saúde da Família, o que significará a ampliação de 3% para 40% no atendimento da população. A expectativa é de que 86,9 mil pessoas sejam beneficiadas com a implantação dos novos consultórios dentários para atendimento básico.

Cada consultório é equipado com cadeira, refletor, unidade auxiliar (cuspidor), mocho (banquinho), equipo (suporte) e peças de mão, sendo uma de alta rotação e uma de baixa rotação com duas pontas.

“Isso só foi possível porque a Prefeitura de São Carlos reivindicou os gabinetes e eles foram enviados à cidade pelo Ministério da Saúde. A meta é que se tenha um gabinete odontológico, com uma equipe de saúde bucal composta por dentista e auxiliar de consultório odontológico, em cada USF”, enfatiza Dirceu Barbano, secretário municipal de Saúde.

Nestas USF serão oferecidos diversos procedimentos como: tratamento clínico com restauração do dentes, raspagem de tártaro superficial e cirurgias comuns como extração de dente raiz, por exemplo.

Os casos que envolvem tratamento de especialidades, como endodontia (canal) e periodontia (gengiva), e cirurgias mais complexas, como extração de dentes inclusos e prótese móvel, são encaminhadas para o CEO. As Equipes de Saúde Bucal desenvolvem ainda atividades preventivas, educativas, aplicação de flúor, resina, extrações e restaurações.

Marilda Siriani de Oliveira, diretora de Atenção Básica de Saúde, explica que o tratamento bucal se estenderá a toda a família e não a apenas uma pessoa. “O trabalho das equipes se dá através de tecnologias de intervenção familiar, sendo que na visita domiciliar realizada às famílias, as mesmas são mapeadas em relação ao risco e vulnerabilidade para doenças da boca, com ênfase na cárie dentária e câncer bucal”.

Sobre o atendimento do CEO, Marilda destaca a importância do sistema de saúde local garantir o atendimento aos casos cuja complexidade exige um tratamento especializado. É o dever cumprido pelo poder municipal de garantir a integralidade do cuidado, em conformidade com os preceitos constitucionais.

Saúde Bucal no Brasil – No Brasil, menos de 22% da população adulta e menos de 8% dos idosos apresentam as gengivas sadias. Os dados são da Saúde Bucal Brasil, o mais completo levantamento sobre saúde bucal, concluído em 2003.

O CEO também oferece diagnóstico oral, com ênfase na identificação do câncer de boca. A doença pode ser tratada com sucesso, mas em 65% dos casos é identificada já em fases mais avançadas. A cada ano, cerca de 3 mil pessoas morrem no Brasil por câncer de boca. No país, 30 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista.

Outra medida que integra o Brasil Sorridente é a fluoretação da água dos municípios brasileiros com sistema de abastecimento. Atualmente, 45% das cidades brasileiras têm o serviço. Considerada apenas a região Sudeste, o índice de municípios com água fluoretada é de 70,05%, correspondente a 1.167 cidades que adicionam flúor à água distribuída.

A aplicação de flúor na água pode reduzir em cerca de 50% a incidência de cáries em crianças.

(11/01/07)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos