» COPINHA E FESTAS DE FORMATURA MOVIMENTAM O COMÉRCIO PDF Imprimir E-mail

Delegação do São Cristóvão durante café da manhã.
Equipe do São Paulo deixando o hotel para treinar. O ano começou muito bem para os hotéis de São Carlos. Mais da metade dos empreendimentos de hospedagem da cidade teve taxa de ocupação no final de semana acima de 80%, sendo que em seis hotéis esse índice chegou a 100% e deve continuar assim até fevereiro.

Para o Departamento de Fomento ao Turismo, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, a Copa São Paulo de Futebol Júnior e as dezenas de formaturas que acontecem nesta época do ano movimentam os hotéis e todos os demais serviços disponíveis na cidade. “A ocupação nos hotéis significa injeção de dinheiro novo na cidade ao usar os meios de transporte, para abastecer o próprio carro, fazendo um lanche, comprando um souvenir, um jornal ou uma peça de roupa ou de higiene pessoal que não veio na bagagem. Além disso, esse visitante, esse turista consome produtos no hotel mesmo: café, leite, frutas, faz refeições e tudo isso é produzido, comercializado na cidade”, explicou o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Emiliano Azevedo.

Com tanta movimentação de turistas na cidade, os profissionais que participaram das oficinas do Programa de Desenvolvimento de Turismo Receptivo – PDTR, realizada pela Prefeitura, Comunitur – Conselho Municipal de Turismo e Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas poderão colocar em prática o que aprenderam para estimular o visitante a conhecer outros pontos turísticos da cidade e utilizar a infra-estrutura disponível.

Para hospedar os atletas que estão disputando a Copa São Paulo, a Prefeitura realizou um processo de licitação, vencida pelo Hotel Anacã.
O acordo com a Federação Paulista de Futebol prevê que o município pague a hospedagem de 25 atletas de cada equipe: São Paulo, São Cristóvão/RJ e Comercial/MS. O São Paulo Futebol Clube, por exemplo, tem uma delegação composta por 35 pessoas; são 25 jogadores e 10 membros da Comissão Técnica. Essas 10 pessoas a mais, hospedadas no mesmo hotel, estão tendo as diárias do hotel pagas pelo próprio clube.

Isso acontece também com o São Cristóvão/RJ que tem as diárias de dois membros da sua Comissão Técnica pagas pelo clube. O Comercial/MS paga hospedagem de cinco pessoas da sua delegação no Clube Atlético Paulistinha.

Os participantes da Copa São Paulo de Futebol Júnior também injetam dinheiro no comércio local. Nas horas de folga, eles têm visitado o comércio na região central e o Shopping Iguatemi.

Dados – Segundo um pesquisa realizada pelo Núcleo de Turismo da USP, encomendada pela Prefeitura em 2003, a receita gerada pelo setor na cidade em 2006 foi da ordem de R$ 154 milhões, levando-se em conta que 246 mil pessoas visitaram São Carlos, com estadas médias de dois dias e meio e gasto diário aproximado de R$ 250,00 por pessoa. “Com as ações desenvolvidas pela Prefeitura e o Conselho Municipal de Turismo, temos certeza que esses números vão crescer em 2007”, declarou Emiliano Azevedo.

(11/01/07)