» CIDADANIA PDF Imprimir E-mail

O Programa Sentinela, que oferece serviços de proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual, já inaugurou sua sede em São Carlos. Implantado pelo governo federal em parceria com o município, o programa oferece atendimento e proteção imediata às vítimas e familiares, buscando a superação do trauma e o resgate da auto-estima. A equipe é formada por assistentes sociais, terapeuta ocupacional e psicólogo.

Dirceu Barbano, Padre Agnaldo S. Lima,
Rosilene M. dos Santos e Newton Lima.
PREFEITO INAUGURA A SEDE DO PROJETO SENTINELA

Na noite de segunda, dia 4, o prefeito Newton Lima, acompanhado dos secretários Rosilene Mendes dos Santos (Cidadania e Assistência Social), Padre Agnaldo Soares Lima (Infância e Juventude) e Dirceu Barbano (Saúde), inaugurou a sede de atendimento do Programa Sentinela, uma parceria com o governo federal que oferece serviços de proteção social a crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual e a suas famílias.

“É um atendimento especializado, que vai ser realizado por assistentes sociais, terapeuta ocupacional e psicólogo. A intenção é dar atendimento e proteção às vítimas, para que as famílias possam superar o trauma e fortalecer a auto-estima”, afirmou Rosilene.

A diretora do Departamento de Ação Social, Ana Lúcia Dellapina, explicou que, além do atendimento psicossocial, o serviço vai oferecer também ações de prevenção e busca ativa para mapear as situações de risco e/ou violação de direitos que envolvam crianças e adolescentes, fazendo o encaminhamento ao Conselho Tutelar, à rede de serviços socioassistenciais e a outros serviços existentes na cidade.

E desta forma, para melhor desenvolver as atividades do Sentinela, a Prefeitura vai contar com a parceria do Conselho Tutelar, Laboratório de Prevenção à Violência (Laprev) da Universidade Federal de São Carlos e o Ministério Público.

O Ministério do Desenvolvimento Social repassou R$ 68 mil para o município implantar o programa, uma vez que São Carlos já pertence ao Sistema Único de Assistência Social, gestão plena, e possui diversos dispositivos sociais. O Sentinela vem complementar o atendimento que já é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde para pessoas com mais de 18 anos, por meio do Programa de Atendimento às Vítimas de Abuso Sexual (PAVAS), que funciona no Centro Municipal de Especialidades e atende hoje 18 vítimas.

O prefeito Newton Lima comentou sobre a indignação da sociedade quando uma criança é vítima de abuso ou exploração sexual e reforçou que a inauguração do Sentinela fecha um ciclo de atendimento que a cidade já oferece. “Em 2001 criamos para as mulheres vítimas de violência a Casa Abrigo, denúncias de maus-tratos contra idosos são recebidas e acompanhadas através do Disque-denúncia, adultos vítimas de abuso sexual são atendidos com o PAVAS, o CAPs e o CAPS-ad também se tornaram realidade no nosso governo e agora estamos completando uma rede de assistência social extraordinária no município. Temos que lutar para prevenir, mas é preciso atender as vítimas”, finalizou.

A sede do projeto funciona na rua 9 de Julho, 1.599, no centro. O atendimento vai ser feito diariamente, das 8h às 18h, mas o serviço também poderá ser acionado durante a noite, fins de semana e feriados. O telefone para outras informações é 3307-8754.

(05/12/06)