» CÂMARA PODE CRIAR O DIA MUNICIPAL DO MÉDICO DE FAMÍLIA PDF Imprimir E-mail


USF de Santa Eudóxia.

Nesta terça, dia 5, a Câmara Municipal deverá apreciar, em regime de urgência especial, a proposta do vereador Lineu Navarro para instituir o “Dia Municipal do Médico de Família e Comunidade”, a ser comemorado anualmente em 5 de dezembro. Se aprovado, o projeto de lei determina que as comemorações deverão ser organizadas por comissão nomeada pelo secretário municipal de Saúde, contando com presenças de representantes dos médicos de família e da comunidade.

“Instituir em nosso município o dia 5 de dezembro como Dia do Médico de Família e Comunidade é prestigiar e incentivar estes profissionais e reconhecer o papel que vêm desempenhando na implantação de uma política pública de saúde que realmente traga uma melhora na qualidade de vida de toda nossa população”, declara o vereador Lineu Navarro.

A infra-estrutura para apoio ao atendimento das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), que na maioria das unidades é composta normalmente por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, também deve ser ampliada com a criação de cinco novas Unidades de Saúde da Família (USF) nos próximos meses. As unidades, a exemplo da do Jardim Gonzaga, também devem receber gabinetes odontológicos com dentistas e auxiliares odontológicos.

O PSF é um sistema que possibilita uma proximidade da equipe de saúde com a vida das pessoas e previne agravos. “Ele acontece com as visitas mensais dos agentes comunitários de saúde, dos médicos e dos enfermeiros na casa das pessoas. Isso melhora o atendimento básico e, conseqüentemente, a qualidade de vida das pessoas, ampliando a capacidade de resolver os problemas das doenças crônicas como hipertensão e diabetes ou em área como a saúde da mulher, cuidados na gestação, pré-natal e depois na puericultura”, explica Dirceu Barbano, secretário municipal de Saúde.

Além da instituição municipal da data, a Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em comemoração aos 25 anos da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, estará promovendo atividades no período de 4 a 8 de dezembro, coordenadas pelos Departamentos de Atenção Básica (Secretaria Municipal de Saúde) e de Medicina (UFSCar).

Nesta terça, as equipes do PSF estarão acompanhando a apreciação do projeto de lei do vereador Lineu Navarro e apoiando a iniciativa que cria o Dia Municipal do Médico de Família e Comunidade. No dia 6, às 19h, haverá uma oficina de trabalho com a temática “O papel do médico da família e comunidade no contexto da saúde da sociedade brasileira”, para os profissionais das equipes e demais interessados, nas dependências da UFSCar, coordenada por Marilda Siriani de Oliveira, do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, e por Marcelo Demarzo, do Departamento de Medicina.

No dia 7, no período da tarde, os médicos de família e comunidade junto com as equipes estarão convidando a população de seus territórios de saúde a experimentar atividades de grupo conversando sobre a saúde (temas como estresse, violência, obesidade, diabetes, hipertensão, dor articular, atividade física, etc.). Serão envolvidos na comemoração os profissionais das 10 equipes de Saúde da Família e os professores da UFSCar, da área de Medicina de Família e Comunidade.

Bodas de Prata
Neste ano, a Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade está comemorando 25 anos de existência com o slogan “Médico de Família e Comunidade – A Família Brasileira também tem o direito de ter o seu”. Com isso, a instituição da data associada à política municipal de saúde com ampliação de investimentos na atenção básica acompanharia uma prerrogativa nacional: a de que com a consolidação do SUS, a organização da Atenção Primária à Saúde no Brasil passou a ocupar um lugar de destaque dentro das ações públicas de saúde, e a real implementação do Programa Saúde da Família, por parte do governo federal e de milhares de municípios brasileiros, tem realçado o papel do médico de família e comunidade e dos demais trabalhadores das equipes deste programa.

PSF - São Carlos
Em 2001, no início da primeira gestão do prefeito Newton Lima, 8 mil pessoas eram atendidas pelo Programa de Saúde da Família. Atualmente, são 35.330, o que significa 16,74% de cobertura da população de São Carlos. O objetivo é chegar a 50% até 2008, atingindo a marca de 70% de cobertura em 2009, quando termina o cumprimento de metas do Plano Plurianual (PPA).

Hoje, São Carlos tem Unidades de Saúde da Família instaladas em 10 bairros ou distritos da cidade (USF Santa Eudóxia, USF Água Vermelha, USF Santa Angelina, USF Romeu Tortorelli, USF Jockey Clube, USF Jardim Munique, USF Jardim São Carlos, USF Jardim Gonzaga, USF Antenor Garcia e USF Presidente Collor), mas o desafio é elevar este número para 15 bairros. Equipes devem ser instaladas nos próximos meses nos bairros Jardim Santa Maria I e II, Cruzeiro do Sul, Cidade Aracy I e II, e no Jardim Tangará atendendo as comunidades de bairros adjacentes como Douradinho e Jardim São Rafael. O município já investiu neste ano até o início deste mês cerca de R$ 2,6 milhões em gastos com pessoal e manutenção do PSF.

(04/12/06)