» MANIFESTO APÓIA A IMPLANTAÇÃO DE COTAS NA UFSCAR PDF Imprimir E-mail


A Prefeitura conseguiu mobilizar as entidades que participam do Conselho Municipal da Comunidade Negra e elaborou um manifesto de apoio à implantação das ações afirmativas de cotas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O manifesto, com 250 assinaturas, foi entregue pela secretária de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos, que esteve acompanhada do chefe da Seção de Combate ao Racismo e à Discriminação, Paulo César Ramos, na tarde de quinta, dia 30, ao reitor da UFSCar, Oswaldo Baptista Duarte Filho. O manifesto apóia ações afirmativas de cotas na universidade para negros, pobres, indígenas e minorias.

“A Prefeitura, através da secretaria municipal de Cidadania e Assistência Social e da Seção de Combate ao Racismo e à Discriminação, declara apoio à luta pelos direitos da população negra e às Políticas de Ações Afirmativas”, afirmou Rosilene. Segundo a secretária, já existem no Brasil 22 universidades que implantaram o sistema de cotas e reserva de vagas, o que reforça a política nacional. Na UFSCar, o assunto vai passar por votação no Conselho de Ensino nesta sexta, dia 1º.

“Vejo com bons olhos a manifestação do governo municipal nesse sentido, temos que desenvolver políticas de ações afirmativas e a Universidade Federal de São Carlos não pode ficar inerte”, disse o reitor Duarte Filho. Para o reitor, a reserva de vaga é a melhor maneira de fazer a inclusão social, mas os resultados não são imediatos. Ele comentou ser favorável às ações afirmativas e destacou alguns números: em 1994, 40% dos estudantes que ingressavam na universidade vinham de escolas públicas, hoje são 20% e apenas 2% dos universitários da UFSCar são negros.

“A decisão é do conselho, eu torço para que a reunião desta sexta-feira seja tranqüila e as decisões sejam maduras, afinal o conselho representa uma coletividade”, concluiu o reitor. Para o chefe da Seção de Combate ao Racismo e à Discriminação, Paulo César Ramos, a experiência da reserva de vagas como uma entre várias medidas das ações afirmativas apresenta bastante êxito, tendo os estudantes cotistas igualado ou superado as médias das notas em relação ao processo anterior.

(01/12/06)