» CULTURA AFRO-BRASILEIRA PDF Imprimir E-mail

Uma parceria entre a Prefeitura e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) resultou na criação do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, um espaço dedicado à divulgação da cultura afro-brasileira. A inauguração contou com a presença do prefeito Newton Lima e da ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O local oferece salas para dança, oficinas e vídeo, além de um espaço para exposição de objetos da cultura africana.

Prefeito Newton Lima e 1ª dama Ana Lima. Ministra Matilde Ribeiro.


MOVIMENTO NEGRO DE SÃO CARLOS GANHA CENTRO CULTURAL

Na noite de terça, dia 14, São Carlos ganhou o Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira “Odette dos Santos”, um espaço dedicado à divulgação da cultura afro-brasileira, com salas para hip-hop, Projeto Dançar, vídeo e oficinas, e uma sala de africanidades, onde serão expostos diversos objetos relativos à cultura africana. O Centro é uma realização da Prefeitura em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A inauguração contou com a presença da ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e do prefeito Newton Lima. Também participaram o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, a vice-reitora da UFSCar, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, do NEAB, e representando a Câmara Municipal, a vereadora Silvana Donatti, que é autora da lei que deu nome ao Centro. A irmã de Odette dos Santos, Odila dos Santos, prestigiou o evento representando a família.

Antes do descerramento da placa, as autoridades assistiram várias apresentações, como maracatu, capoeira e capoeira de angola, hip-hop e o Projeto Dançar. Também foi aberta a exposição “O olhar de Pierre Verger: a cultura africana e afro-brasileira”, com dezenove fotos, oito da África e onze do Brasil, que ficarão expostas até 14 de janeiro. O Centro apresenta ainda esculturas em madeira e painéis com trabalhos do fotógrafo Éssio Pallone Filho.

O prefeito Newton Lima avaliou como um avanço importante a criação do Centro para as ações iniciadas em 2001 pela sua gestão. “Colocamos São Carlos na política de promoção de igualdade racial com a criação da Seção de Combate ao Racismo, na Secretaria de Cidadania, e com a Assessoria Étnico-Racial, na Educação”, destacou. “Esses dois instrumentos não existiam na estrutura do município e nós criamos”, lembrou. Ele lembrou também do curso de História e Cultura Afro-Brasileira, em parceria com a UFSCar e governo federal, e que está capacitando cerca de 150 professores da rede municipal de ensino. Em setembro, a ministra Matilde Ribeiro esteve em São Carlos para proferir a aula inaugural desse curso, que tem três módulos, sendo que o primeiro encerra-se em dezembro.

Sobre o Centro, o prefeito salientou que é a primeira vez que São Carlos tem um local onde funcionará a casa de africanidades para mostrar a história dos negros no município. “Além disso, esse espaço dará força à luta de combate ao racismo”, observou. Por fim, Newton Lima ressaltou que a inauguração do Centro faz parte do primeiro mês de comemorações dos 150 anos, assim como a posse do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos, que será no dia 24. “Aproveitamos que esse mês é o da consciência negra e o primeiro de nosso aniversário para homenagear os afro-descendentes”, disse.

Já a ministra Matilde Ribeiro fez questão de destacar que a inauguração do Centro é o resultado da luta de muitos homens e mulheres de São Carlos. “Estou aqui para prestigiar e valorizar a experiência desta cidade que acordou para o reconhecimento de que todos fazemos parte da sociedade e temos os mesmos direitos”, salientou. Matilde observou ainda a importância da homenagem a Odette dos Santos, “pois é uma mulher negra que fez história na cultura da cidade e isso estimula a todos para que conheçam a verdadeira participação dos negros na construção deste país”. “Com essa inauguração e essa homenagem, a Odette deve estar dançando no céu”, comentou Odila, irmã de Odette dos Santos, durante a visita no Centro.

O Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” vai funcionar de terça a domingo. De terça a sexta das 13h às 20h, aos sábados das 13h às 18h e aos domingos e feriados das 10h às 17h. Outras informações pelos telefones 3371-8886 e 3371-8936.

Homenagem
Odette dos Santos nasceu em São Carlos em 27 de agosto de 1929, filha do casal José dos Santos e Nair Balthazar dos Santos, que tiveram ainda Paulo Sérgio, Odila, Oradyr e Ondina Carmen. A preocupação do casal, além da formação de uma família bem constituída, era também com a realização das famílias negras para que pudessem ter um local de lazer sadio e trocarem experiências familiares e cristãs. Surge, assim, a idéia de fundar o Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio, em 4 de maio de 1928, local onde nasceu Odette.

Foi a que mais se destacou na família. Com o falecimento repentino de seu pai, Odette, com apenas 12 anos, tornou-se um esteio para a família, abdicando de si própria em prol de todos. Começou a trabalhar muito cedo e tudo o que conseguia era destinado à educação e manutenção de sua mãe e dos irmãos. Desde criança já expressava dons para música, pois o ambiente que vivia muito colaborava para essa vocação. Desde os 4 anos ela já saía nos cordões de carnaval.

Juntamente com a diretoria do Flor de Maio, criou a primeira escola de dança de salão em São Carlos, onde rapazes e moças a procuravam para poder dançar nos bailes de formatura. Fundou também, a primeira escola de samba em São Carlos, “Odette e sua Escola de Samba”. Ao longo de várias décadas, Odette foi denominada como a principal carnavalesca da cidade, recebendo vários títulos como a “Dama do Samba”, “Madrinha dos sambistas e das Escolas de Samba de São Carlos”. Faleceu em 11 de março de 1991 aos 61 anos.

(16/11/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos