» TECNOLOGIA PDF Imprimir E-mail

A partir de 2007, São Carlos passará a oferecer dois cursos tecnológicos: Tecnologia em Aeronáutica e Tecnologia em Sistema de Informação. O anúncio foi feito pelo prefeito Newton Lima e pelo reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Oswaldo Baptista Duarte Filho. Os cursos serão implantados por meio de uma parceria entre o Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFET-SP) e a UFSCar. Com duração de três anos, serão 40 vagas para cada um dos cursos.



CURSOS SERÃO MINISTRADOS NO CAMPUS DA UFSCAR

São Carlos terá dois cursos tecnológicos a partir do próximo ano: Tecnologia em Aeronáutica e Tecnologia em Sistema de Informação. Ambos serão oferecidos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFET-SP) em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que oferecerá a infra-estrutura no campus de São Carlos. Cada curso, com duração de três anos, oferecerá 40 vagas. Vinte professores serão contratados, pelo CEFET. O anúncio foi feito na manhã desta terça, dia 10, pelo prefeito Newton Lima e pelo reitor da UFSCar, Oswaldo Baptista Duarte Filho.

Também acompanharam o anúncio diversas autoridades municipais, como o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, a presidente da Câmara Municipal, Diana Cury, e o gerente administrativo da TAM, Renato Fabre. “Com a instalação do curso tecnológico em aeronáutica, São Carlos fecha o ciclo da formação de mão-de-obra especializada neste setor”, observou o prefeito, lembrando que no início deste ano o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, esteve em São Carlos para inaugurar o curso Técnico em Manutenção Aeronáutica no Senai, e que a Universidade de São Paulo (USP) já possui o curso superior de Engenharia Aeronáutica.

Segundo o prefeito e o reitor, o projeto para a disponibilização dos cursos do CEFET em São Carlos foi apresentado ao Ministério da Educação há pelo menos três anos. “No entanto, um decreto do governo anterior ao do presidente Lula proibia a expansão de cursos federais”, disse, referindo-se a lei 9.649 de 1998. “O governo do presidente Lula derrubou esse decreto e agora foram abertos diversos cursos em todo o Brasil”, destacou. “Nosso projeto aguardou uma solução do MEC e agora recebemos a autorização para anunciar a vinda dos cursos”, explicou o prefeito. O reitor disse que caberá à UFSCar a elaboração do projeto para a instalação dos cursos. Assim que o projeto estiver pronto, serão divulgadas as inscrições para o vestibular.

O reitor e o prefeito ainda fizeram questão de frisar que todo o histórico para conquistar os cursos tecnológicos é importante, uma vez que demonstra o trabalho que está sendo realizado ao longo dos últimos três anos. “A quantidade de barreiras que superamos para anunciar a instalação dos cursos não foi pequena. Eu e o reitor estivemos várias vezes no Ministério para viabilizar o curso”, salientou o prefeito.

Com a instalação do curso de formação de tecnólogos, São Carlos será fortalecida ainda mais na sua vocação educacional e tecnológica, uma vez que os alunos do curso de Tecnologia Aeronáutica e Sistema de Informação poderão atuar neste importante setor da economia, que é a aviação. “O desenvolvimento social e econômico de nossa cidade também aumentará, pois são novos professores contratados e mais capacitação para a cidade, o que irá atrair novas empresas, direta ou indiretamente ligadas ao setor aeronáutico”, observou o prefeito.

Ministro Educação
O prefeito Newton Lima também anunciou que no próximo dia 18, o ministro da Educação, Fernando Haddad, estará em São Carlos para, entre outras atividades, celebrar a instalação dos cursos tecnológicos para o próximo ano, lançando o projeto de implantação da UED - Unidade de Ensino Descentralizado do CEFET-SP no campus da UFSCar. “Nós iremos sancionar o Estatuto da Educação e queremos o testemunho da maior autoridade em Educação do país”, salientou o prefeito Newton Lima.

O Estatuto da Educação foi proposto pela Prefeitura à Câmara, após ampla discussão com os professores, e aprovado pelos vereadores. O prefeito disse que seu desejo era sancionar o Estatuto da Educação no dia 15 de outubro, Dia do Professor, no entanto a data cai em um domingo. O ministro também fará o lançamento dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), firmando um convênio entre a Prefeitura, UFSCar e MEC. Serão oferecidas 150 vagas em três cursos diferentes: Pedagogia, Sistema de Informação e Educação Musical.

(10/09/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos