» ESTAÇÃO LEITURA HOMENAGEIA O POETA MARIO QUINTANA
» ESTAÇÃO LEITURA HOMENAGEIA O POETA MARIO QUINTANA PDF Imprimir E-mail


Apresentação da peça “Onde está o quinto”.

Com o objetivo de fomentar o contato com o livro e estimular a leitura, a Prefeitura promove neste mês a II Estação Leitura, evento que comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, homenageando nesta edição o centenário do nascimento do escritor Mario Quintana. A Estação Leitura é resultado de um trabalho conjunto da Secretaria de Educação e Cultura, Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos (Sibi), Departamento de Artes e Cultura e Fundação Pró-Memória, contando ainda com a parceria da Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e com o apoio da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), da Fundação Educacional São Carlos (FESC).

A programação foi aberta na manhã desta segunda, dia 2, na Praça Coronel Paulino Carlos de Arruda Botelho, no centro, com a apresentação da peça “Onde está o quinto”, que tem como temática a defesa do meio ambiente, com destaque para a campanha “São Carlos contra o Fogo!”. “Nossa intenção é conscientizar a comunidade para os perigos e transtornos provocados pelas queimadas urbanas. É fundamental ressaltar a importância de cada um dos elementos da natureza (água, fogo, terra e ar), e o quinto elemento é justamente a consciência que todos devem ter”, disse Bianca Miranda, integrante do grupo teatral da ONG Ramuda, que conta ainda com Daniela da Silva, Sônia Maria Pimaciro e Daniel de Almeida.

Segundo Lourdes de Souza Moraes, coordenadora do Sibi, a Estação Leitura é um espaço onde se pretende de forma prazerosa fomentar e estimular o contato com o livro e a leitura. “O que nós pretendemos é incentivar as pessoas e despertar nelas o hábito da leitura, buscando assim conhecimento contido nos livros”, ressaltou, destacando que o evento está aberto aos autores de São Carlos para que possam divulgar suas obras. Ainda segundo Lourdes, a Estação Leitura reunirá num mesmo espaço várias pessoas com interesses comuns, autores, editoras, livros, teatro e fazendo também uma homenagem a um autor, o que desperta a curiosidade de todos para a sua obra.

Mario Quintana
Mario Quintana, um dos maiores poetas brasileiros, nasceu no dia 30 de julho de 1906 em Alegrete (RS) e morreu no dia 5 de maio de 1994 em Porto Alegre (RS). Considerado o poeta das coisas simples e com um estilo marcado pela ironia, profundidade e perfeição técnica, trabalhou como jornalista quase que a sua vida toda. Traduziu mais de cento e trinta obras da Literatura Universal. Em 1940, lançou o seu primeiro livro de poesias, iniciando a sua carreira de poeta, escritor e autor infantil. Em 1966, foi saudado na Academia Brasileira de Letras por Augusto Meyer e Manoel Bandeira e obteve o Prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores pela obra “Antologia Poética”.

Morou grande parte da vida em hotéis. Um deles, o Hotel Majestic ou Majestoso Hotel ou Hotel Majestoso, no centro velho de Porto Alegre, foi tombado e transformado em centro cultural batizado Casa de Cultura “Mario Quintana” em sua homenagem ainda em vida. Em seus últimos anos era comumente visto caminhando nas redondezas. Segundo o próprio poeta, em entrevista a Eddla Van Steen em 1979, seu nome não tem acentuação. Em 2006, centenário de seu nascimento, várias comemorações estão sendo realizadas no Estado do Rio Grande do Sul.

Programação
Teatro
De segunda, dia 2, a sexta, dia 6, o grupo Spalteatro percorrerá as oito Escolas do Futuro da cidade com a peça “O batalhão das letras”, uma adaptação do livro de Mario Quintana com o mesmo título. A trupe usa como cenário um livro gigante formado por folhas de pano. A peça será encenada ainda, com entrada franca, no sábado, dia 7, às 9h, na Biblioteca “Amadeu Amaral” (Rua Treze de Maio, 2.000), onde, às 10h, a escritora Rosemeire Curilla coordena a oficina “Vivenciando poesias”, e novamente no domingo, na Estação Cultura, onde haverá atrações da Estação Leitura durante todo o dia.

Parceria
Ainda de segunda a sexta, as Escolas do Futuro receberão também contadores de histórias da Biblioteca Comunitária da UFSCar. Na própria Biblioteca Comunitária (instalada no Setor Norte do campus da UFSCar), na Sala de Literatura Infantil, haverá contação de histórias em todos os sábados de outubro – dias 7, 14, 21 e 28 –, sempre a partir das 9h, com entrada franca a todos os interessados. E de 23 a 28 de outubro, a UFSCar promoverá a 13ª Semana do Livro e da Biblioteca, com extensa programação que será divulgada pela instituição.

Estação Cultura
No domingo, dia 8, das 9h às 18h, a Estação Cultura (prédio da antiga Estação Ferroviária) abriga uma série de atividades da “Estação Leitura”: apresentações de coral, de poemas, de três peças baseadas em textos de Mario Quintana – “Lili inventa o mundo”, “Na volta da esquina” e “O batalhão das letras” –, do Projeto Dançar, ao lado de contação de histórias, oficina de origami, feira de livros e Barganha Book.

Barganha Book
A Barganha Book vem sendo realizada há um ano na Biblioteca “Amadeu Amaral”, sempre no último domingo do mês. É uma promoção de troca de livros didáticos, paradidáticos, de literatura ou de histórias em quadrinhos. Basta levar um ou mais livros, trocando-os por outros. Em outubro, a Barganha Book será realizada três vezes. Além do dia 8, das 8h às 18h, na Estação Cultura, o público poderá trocar volumes no dia 22, das 9h às 13h, na Biblioteca Pública Municipal “Professor Alfredo Américo Hamar”, na Vila Prado (Rua Ananias Evangelista de Toledo, 501), e no dia 29, também das 9h às 13h, na Biblioteca “Amadeu Amaral”.

(02/10/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos