» ETE MONJOLINHO
» ETE MONJOLINHO PDF Imprimir E-mail

Acompanhado de vários secretários municipais e do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Jurandyr Povinelli, o prefeito Newton Lima visitou as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Monjolinho. Construída por um consórcio de empresas que venceu o processo licitatório de abrangência internacional, a Estação está recebendo investimentos em torno de R$ 49 milhões. Quando concluída, a ETE deverá gerar cerca de cinqüenta novos postos de trabalho.



PREFEITO PREVÊ BONS INVESTIMENTOS COM A CONCLUSÃO DA ETE

Nesta manhã, dia 25, o prefeito Newton Lima, o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Jurandyr Povinelli, e vários secretários municipais visitaram duas obras e os serviços de terraplenagem da futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Monjolinho. A comitiva conheceu os trabalhos de construção de um sifão invertido nas proximidades da rotatória do Cristo e a instalação de um emissor na região do bairro Botafogo.

No local da ETE, foi apresentada a maquete da estação, que ficará exposta no saguão principal do Palacete Conde do Pinhal. “As obras que visitei hoje serão de suma importância para a nossa população, pois aquela região da rotatória receberá todo o esgoto gerado nas zonas norte e leste da cidade e o transportará até a nova ETE, que deverá ser inaugurada em novembro do ano que vem, no aniversário de 150 anos de São Carlos”, comentou o prefeito.

Com um investimento em torno de R$ 49 milhões, a ETE está sendo construída pelo consórcio Delta Araguaia, que venceu um processo licitatório de abrangência internacional. Além da operação de terraplenagem, a construtora está iniciando a obra da caixa de entrada, que consiste no primeiro núcleo da estação a receber o esgoto. Devido ao declive do terreno, o transporte dos detritos será realizado via gravidade, não necessitando de bombeamento e reduzindo sensivelmente os custos com energia elétrica.

A próxima etapa é a construção das diversas unidades que passam pela chegada, tratamento efetivo do esgoto e seu envio límpido ao rio Monjolinho. “Eu gostaria de cumprimentar a Delta, que foi eleita pela Gazeta Mercantil como a melhor empresa do ano no ramo de construção civil”, informou o prefeito. “É uma honra verificar pessoalmente este trabalho espetacular, digno da Capital da Tecnologia”, elogiou.

Englobando toda a estrutura física e logística, há cinco anos a ETE está movimentando a economia da cidade, com a presença de obras em diversos pontos. Para a construção dos módulos de tratamento está prevista a geração de 300 empregos diretos, sendo que o prefeito solicitou à empresa prioridade na contratação de mão-de-obra são-carlense.

Quando estiver concluída, a operação das salas de controle e laboratórios de análises químicas e biológicas criará por volta de 50 novos postos de trabalho, entre auxiliares, técnicos e engenheiros. “Além de melhorar a qualidade de vida de toda a população, um empreendimento desta magnitude melhora o PIB do município, pois gera mais dinheiro circulante e eleva o consumo de produtos”, analisa Povinelli.

(25/09/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos