» SÃO CARLOS CONTRA O FOGO REDUZ EM 50% O NÚMERO DE QUEIMADAS PDF Imprimir E-mail


Corpo de Bombeiros orienta as crianças.

Coordenada pela Prefeitura, a Campanha São Carlos contra o Fogo conseguiu a redução do número de queimadas de 196 (junho) para 84 (julho), nos primeiros dois meses de atividades. Segundo o assessor da campanha, Saulo Correa Machado, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, essa redução pode ser creditada, principalmente, a duas ações: atividades educativas nas escolas e palestras e reuniões realizadas nos centros comunitários. “As crianças aprendem que é preciso denunciar quem põe fogo em terrenos baldios e em áreas de preservação e os adultos se conscientizam do mal que o fogo e a fumaça fazem para a saúde da população e para o meio ambiente”, disse.

A campanha “São Carlos contra o Fogo!”, criada em 2001, na primeira gestão do prefeito Newton Lima, inicia suas atividades todo ano no mês de junho, quando diminuem bastante as chuvas, aumentando o risco de queimadas urbanas. Para isso, é feito um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia/Departamento de Política Ambiental, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Florestal e de Mananciais, Departamento de Estradas de Rodagem, Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Hídricos e do Ministério Público/Promotoria do Meio Ambiente.

Na peregrinação feita pelos devotos de Nossa Senhora Aparecida Conceição da Babilônia, quando as velas acesas pelos peregrinos acabam iniciando muitas queimadas, foram distribuídos 1.200 folhetos informativos. Por conta desse trabalho feito já há 5 anos, em 2006 o Corpo de Bombeiros não registrou nenhuma queimada na região da Babilônia.

Fogo criminoso
Atear fogo no mato de terrenos baldios ou em áreas de preservação ambiental é crime. E por orientação do Ministério Público, a Prefeitura criou normas para que, a partir deste ano, os responsáveis pelos terrenos queimados sejam notificados e penalizados. Desde o mês de julho de 2006 foram notificados 32 donos de terrenos e sete tiveram que assinar termos de compromisso para tomarem medidas inibidoras de queimadas e de doação de equipamentos de combate a incêndio. “A associação de moradores do Parque Fehr e o grupo de Escoteiros de São Carlos já receberam luvas, capacetes, extintores e a vassoura usada para apagar as chamas”, explicou Saulo.

A campanha deve terminar em novembro. Quem quiser denunciar uma queimada urbana pode ligar para a Defesa Civil (199), ou para o Corpo de Bombeiros (193).

(22/09/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos