» HOSPITAL-ESCOLA: COMISSÃO DEFINE MÉTODOS DE TRABALHO PDF Imprimir E-mail


Comissão reunida.Hélio Egydio.Hospital-Escola.
Na quinta, dia 21, no auditório do SAAE, foi realizada a primeira reunião da Comissão de Coordenação da Implantação das Atividades, Procedimentos e Serviços do Hospital-Escola Municipal “Professor Horácio Carlos Panepucci”, que teve como finalidade definir métodos e diretrizes de trabalho da comissão, uma vez que o funcionamento do hospital exige também a contratação de uma empresa especializada em gestão hospitalar.

A reunião teve como pauta a apresentação dos membros da comissão, histórico da implantação do hospital, objetivos e propostas de metodologia de trabalho, além do agendamento de visita à obra civil do primeiro módulo do hospital. A comissão foi dividida nas seguintes frentes de trabalho: 1) modalidade de gestão; 2) integração do hospital com a Rede de Cuidados da Saúde; 3) gestão hospitalar.

Entre os objetivos de trabalho da comissão, que já tem mais três reuniões programadas para os dias 03/10, 19/10 e 06/11, estão a definição da modalidade de gestão e do perfil jurídico do hospital, a definição do perfil assistencial e sua articulação com os demais equipamentos de saúde da cidade, o tipo de relacionamento entre o curso de medicina e o hospital, financiamento e recursos de custeio do hospital, procedimentos operacionais, compras, contratação de pessoal e funcionamento da estrutura, aprovação de leis, entre outros.

Para o secretário de Saúde Dirceu Barbano, “a gestão deve absorver o fato de que é um hospital-escola, pois é também um hospital, portanto precisa garantir uma gestão compartilhada entre a universidade e o município com a participação da comunidade. Ele deve ter uma articulação com a rede de saúde atendendo as demandas, mas também fornecendo elementos para que a internação não seja entendida como a saída do sistema, e sim se trabalhe na perspectiva da desospitalização das pessoas”.

Hélio Egydio Nogueira, membro da comissão, afirmou que se está inaugurando um momento ímpar na história da saúde brasileira. “Sempre se falou em custo em saúde. Eu tenho uma fé inabalável que juntando a UFSCar, a sociedade civil, a médica e a Prefeitura, teremos em pouco tempo, nessa cidade, um exemplo para a diminuição de custos da saúde brasileira”, disse. Luis Fernando Ribeiro, também integrante da comissão, diz que há várias portas abertas, e isso possibilita encontrar a melhor para o hospital. “A comissão tem que trabalhar muito, pensar nos modelos que deram certo ou errado para escolher a melhor maneira de fazer a instituição funcionar adequadamente”, afirmou.

José Rubens Rebelatto, coordenador da comissão, explica que ficou surpreso com o fato de os membros da comissão estarem dispostos a trabalhar em torno de alguns princípios cujas regras gerais são a integração do futuro hospital no sistema dos equipamentos de saúde e as necessidades de saúde da população, sendo balizadas pelo município e pela formação dos futuros profissionais por parte da universidade. “Eu penso que as frentes de trabalho estarão trazendo os resultados nos prazos combinados. Nas próximas semanas já terão um resultado concreto”, disse.

Celso Pedrino, representante da sociedade civil, enfatiza que a comissão é constituída por pessoas qualificadas e que, apesar de ser da área de engenharia, fica feliz e com muita vontade de ajudar a definir a gestão do hospital. “Este hospital será um sucesso, porque ele é essencialmente social e a cidade será em breve um grande centro de referência da saúde”, finalizou.

Confira a formação da comissão nas três frentes de trabalho:

1) Modalidade de gestão
Coordenação: José Rubens Rebelatto (assessor da reitoria da UFSCar para a implantação do curso de Medicina);
Membros: Caroline Garcia Batista (procuradora geral do Município), Patrícia Ruy Vieira (procuradora jurídica da UFSCar), Natanael Alves da Silva (Secretaria Municipal de Saúde) e Antonio Valério Morillas Júnior (vice-provedor da Santa Casa).

2) Integração do hospital com a Rede de Cuidados da Saúde
Coordenação: Adriano Marinovic (médico da Secretaria de Saúde);
Membros: Antonio Carlos Ribeiro (Departamento de Medicina da UFSCar), João Paulo Marrara (médico), Dirceu Barbano (secretário municipal de Saúde) e Luis Fernando Ribeiro (presidente da Sociedade Médica de São Carlos).

3) Gestão hospitalar
Coordenação: Denise Aparecida Braga (Administração Regional de Saúde da Vila São José);
Membros: Paulo Motta (diretor clínico da Santa Casa), Celso Pedrino (diretor industrial), Anamaria Alves Napoleão (Departamento de Enfermagem da UFSCar) e Arthur Goderico Forghieri (Departamento de Medicina da UFSCar).

Consultor “Ad Hoc”: Hélio Egydio Nogueira (ex-reitor da Unifesp).

(22/09/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos