» EDUCAÇÃO INCLUSIVA FOI TEMA DE ENCONTRO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail


Na última semana, na Biblioteca Pública Municipal “Amadeu Amaral”, representantes de várias cidades da região estiveram em São Carlos assistindo a palestra “Educação Inclusiva: conversa com as cidades”, ministrada por Patrícia Karst Caminha, assessora de Planejamento Administrativo Educacional na área de Educação Especial, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Estiveram presentes representantes de Matão, Pederneiras, Araraquara, Jaú, Mineiros do Tietê, Santa Gertrudes e Cordeirópolis. O encontro nasceu da necessidade sentida pelos municípios de manterem contato e trocarem informações a partir do curso do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, uma parceria da Prefeitura de São Carlos com a Secretaria de Educação Especial SEESP/MEC, que aconteceu em julho.

A assessora falou sobre princípios e diretrizes da Inclusão Educacional, experiências da rede municipal de ensino, que está passando por um processo de mudança de paradigma (de Integração para a Inclusão) com ações significativas do conjunto da administração, de educadores e gestores. Já a coordenadora do Projeto Criando Asas, Camila Beltrame Paschoalino, destacou o atendimento realizado nas escolas infantis.

No período da tarde houve uma visita à EMEB “Artur Natalino Deriggi”, onde os visitantes puderam conhecer a Sala Multifuncional, cujos equipamentos e mobiliários foram enviados pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação SEESP/MEC, e ao CEMEI “Maria Alice Vaz de Macedo”, onde há a Sala do Projeto Criando Asas, para ludoterapia e estimulação precoce, e de Atendimento Educacional Especializado, onde se encontram instalados os equipamentos de Tecnologia Assistiva para o atendimento aos estudantes com deficiência física neuromotora.

Segundo Patrícia, a Prefeitura vem trabalhando com ações significativas neste processo de Inclusão Educacional. “Essas e outras ações fazem parte do programa de governo e da política de inclusão da pessoa com necessidades educacionais especiais no ensino comum da escola regular, no caso, nas escolas municipais”, disse. E ela avisa que as famílias que tenham pessoas com deficiência “podem procurar a escola municipal mais próxima de sua residência para obter informações do trabalho inclusivo que tem sido realizado, do empenho de professores, funcionários e diretores para que os estudantes com deficiência tenham o direito garantido de acesso e permanência, com ensino de qualidade”.

(21/09/06)

 
 

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