» FEIPECUS PROMOVE JULGAMENTO DE GADO BRAHMAN
» FEIPECUS PROMOVE JULGAMENTO DE GADO BRAHMAN PDF Imprimir E-mail


Desde o dia 14 e até sábado, dia 16, a Feira Internacional de Pecuária, Avicultura, Pesquisa e Tecnologia de São Carlos (Feipecus), uma realização da Prefeitura e da Associação Pró Exposição, promove o julgamento dos cerca de 200 bovinos da raça Brahman expostos no Pavilhão São Carlos Exposhow, pertencentes a 24 criadores de todo o país. O evento conta com a presença de três juízes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) – Lourenço de Almeida Botelho, Ricardo Gomes Lima e Carlos Eduardo Nassif.

Segundo um dos coordenadores da LRS Eventos, empresa responsável pelo evento, Roberto Willi, para serem julgados, os bovinos são divididos por idade, levando em consideração as características morfológicas da raça. “Os animais de 8 a 12 meses pertencem à categoria Bezerra, de 12 a 16 são denominados Novilha Menor e Júnior Menor, de 16 a 22 meses Novilha Maior e Júnior Maior, de 22 a 28 meses Fêmea e Touro Jovens e de 28 a 36 meses Vaca Adulta e Sênior”, descreve. “Esse julgamento ajudará na escolha dos melhores Brahman do país, sendo que a final do processo ocorre no mês de outubro em Uberaba (MG)”, lembra Willi.

Segundo o presidente do Núcleo Brahman Centro Paulista, João Leopoldino Neto, a Feipecus é extremamente importante, pois permite que os criadores difundam a raça, criada com bastante empenho na região. “Uma feira como essa significa muito para todo o setor agropecuário. O evento complementa a vocação tecnológica aplicada ao agronegócio regional e vice-versa. A difusão da raça e de suas promessas para a pecuária brasileira é nosso principal objetivo”, resume.

Ele afirma que pelo fato de o gado Brahman congregar muita tecnologia, há uma perfeita combinação entre a raça e a Feipecus. “Com o objetivo de expandir a raça, estão sendo utilizados os mais modernos métodos, como a fertilização in vitro, transferência de embriões e inseminação artificial, visando um crescimento em quantidade e qualidade”. Leopoldino explica que por ser um gado voltado para corte, o Brahman já é apontado como uma das grandes armas do Brasil para consolidar sua posição de maior exportador de carne do mundo. “Cientes do potencial da raça, os próprios criadores têm investido no cruzamento dos melhores animais para a obtenção de rebanhos cada vez mais desenvolvidos do ponto de vista genético”, salienta.

Ele diz ainda que a região de São Carlos pode ser caracterizada como o berço da raça. “Atualmente, o setor movimenta de R$ 3 a 5 milhões ao ano na região, com tendência para um crescimento anual de 20%”, contabiliza. Os maiores centros criadores de gado Brahman são os Estados de Minas Gerais, São Paulo (incluindo a macrorregião de São Carlos), Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

(15/09/06)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos