» SÃO CARLOS TERÁ CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS PDF Imprimir E-mail

Residência onde vai funcionar o CEO.
Gabinetes odontológicos. Em parceria com o governo federal, nesta quinta, dia 14, a Prefeitura entrega à população o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), serviço oferecido pelo Programa Brasil Sorridente que visa o tratamento da saúde bucal da população, especialmente as mais carentes que não têm condições de contratar um plano de assistência odontológica ou pagar pelo tratamento dentário na iniciativa privada. Na solenidade, estarão presentes o prefeito Newton Lima e o ministro da Saúde José Agenor Álvares da Silva.

O CEO recebeu do Ministério da Saúde quatro gabinetes odontológicos que foram distribuídos em consultórios e estão aptos a oferecer tratamento nas áreas de endodontia (canal), periodontia (gengiva), cirurgia, prótese, diagnóstico (lesões bucais) e atendimento a pacientes com necessidades especiais. Os atendimentos no CEO de São Carlos serão feitos mediante encaminhamentos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família). A unidade vai funcionar na rua 9 de Julho, 1.615, na região central da cidade.

O prefeito Newton Lima foi o principal articulador da iniciativa e relembrou seus tempos de estudante para ilustrar o drama de quem precisa realizar o tratamento dentário. “Quando eu estudava na USP em São Paulo, eu passava no Largo de Pinheiros e via assim: Dentista! Arranque os dentes por não sei quantos cruzeiros. Eu imaginava como era possível uma coisa como aquela! Então fui compreender que a pessoa pobre não tinha condição de tratar o dente, e para poder acabar com a dor tinha que arrancar”, contou.

Para o prefeito, o Programa Brasil Sorridente, que teve início em março de 2004 e chega agora em são Carlos, é a oportunidade que faltava para que as pessoas que não tem dispõe de condições financeiras possam ter um tratamento dentário especializado. “Isso é extraordinário, eu pensei que não fosse viver para ver isso”, finalizou.

Gabinetes nas USF
No Programa de Saúde da Família, que também recebeu oito novos gabinetes odontológicos do Ministério da Saúde, a meta do trabalho é que se tenha um gabinete odontológico, com uma equipe de saúde bucal composta por dentista e auxiliar de consultório odontológico em cada USF. Como já ocorre na USF do Jardim Gonzaga, será oferecido um tratamento clínico com restauração dos dentes, raspagem de tártaro superficial e cirurgias comuns como extração de dente-raiz, por exemplo.

Os casos que envolvem tratamento de especialidades, como endodontia (canal), periodontia (gengiva) e cirurgias mais complexas, como extração de dentes inclusos e prótese móvel, serão encaminhados para o CEO. O trabalho nas USF tem como critérios de atendimento a intensidade de dor e aparência dentária, como a presença de fístula (bolha de pus). O serviço também já é oferecido nas USFs dos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia, que têm o equipamento.

Marilda Siriani de Oliveira, diretora de Atenção Básica de Saúde, explica que nas USF o tratamento bucal se estenderá a toda a família e não a apenas a uma pessoa. “A lógica do trabalho será feita com intervenção familiar, mapeando as famílias com maior risco. A cobertura do tratamento vai abranger desde as crianças até o trabalhador, bastando a família estar cadastrada no Programa de Saúde da Família”, disse.

A demanda pelo atendimento foi identificada pela Secretaria Municipal de Saúde em junho, durante um levantamento para saber quais USFs já ofereciam o serviço. Os gabinetes odontológicos visam dar mais segurança, qualidade e conforto tanto aos pacientes quanto aos profissionais. Segundo o secretário municipal de Saúde, Dirceu Barbano, algumas unidades já têm um trabalho bastante sólido na área de odontologia. “Elas têm dentistas com condições de assumir a jornada de 40 horas. Quando definimos isso, nós encaminhamos uma solicitação destes consultórios ao Ministério da Saúde e eles foram cedidos para São Carlos”, explicou.

(12/09/06)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos