» SEMINÁRIO REGIONAL DEBATE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF Imprimir E-mail



O I Seminário Regional de Educação e Cultura Popular, realizado pela Prefeitura nos dias 8 e 9, no Teatro La Salle, debateu os rumos do processo de alfabetização de jovens e adultos. Na noite de sexta, dia 8, em comemoração ao “Dia Internacional da Alfabetização”, foi realizada a Marcha em Apoio à Alfabetização de Pessoas Jovens e Adultas, que saiu defronte da Catedral, percorreu algumas ruas do centro e terminou no Teatro La Salle, onde as delegações das cidades participantes foram recepcionadas e puderam assistir a uma apresentação cultural do Projeto Dançar, da Prefeitura.

O seminário teve o objetivo de aproximar as relações entre movimentos culturais e educação popular; discutir a formação do educador popular; refletir sobre os avanços e retrocessos dos movimentos populares de alfabetização; socializar propostas e experiências no âmbito das políticas alternativas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de instrumentar as cidades da região na implantação de EJA em seus municípios e debater a relação entre sociedade organizada e poder público visando à continuidade dos movimentos populares de alfabetização.

Na manhã de sábado, dia 9, antes da abertura oficial do evento, feita pelo prefeito Newton Lima, houve uma apresentação cultural da Companhia “Estrela Guia de Santo de Reis”, de São Carlos. A cerimônia contou também com a presença das secretárias municipais de Educação e Cultura, Géria Montanari, de Cidadania e Assistência Social, Rosilene Mendes dos Santos, da diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Leila Mendonça Lima, e da diretora do Departamento de Artes e Cultura, Telma Olivieri.

Newton Lima agradeceu a presença de todos e destacou o avanço na educação de jovens e adultos no nosso país nos últimos anos. “Desde o início do mandato do presidente Lula, em 2003, já foram alfabetizadas cerca 5,5 milhões pessoas jovens e adultas, o que mostra o compromisso do governo federal na área da educação”, afirmou. O prefeito ressaltou que a mesma política vem sendo adotada no município, enfatizando que os resultados são bastante significativos. “Daí a importância de um seminário como esse, que debate alternativas que podem direcionar a educação de jovens e adultos”, disse.

Para finalizar, Newton Lima anunciou que São Carlos deverá promover no próximo ano um seminário estadual sobre o tema, trazendo especialistas de todo o Brasil com o objetivo de discutir e trocar experiências sobre o assunto. Participaram do seminário cerca de 200 pessoas, entre educadores e alunos do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das cidades de São Carlos, São Paulo, Diadema, Embu das Artes, Santo André e Matão.

Com uma mesa de trabalho coordenada pelo professor Paulo Eduardo Gomes Bento, do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), representantes de São Carlos, Embu das Artes e Santo André relataram suas experiências na área de educação e cultura popular. Ronnie Corazza e Kelma Ramos relataram a experiência da cidade de Santo André com o projeto “Sementinha”, que visa construir uma educação aberta, plural e democrática que privilegie o diálogo, priorize o respeito às diferenças individuais, valorize os saberes e os fazeres visando transformar todos os espaços em “escola” e toda “escola” em centro de cultura comunitária.

Paulo Bento, que coordena juntamente com seus alunos da UFSCar o processo de inclusão digital no MOVA e EJA, disse que o computador é uma importante ferramenta na alfabetização das pessoas. “O nosso trabalho visa contribuir para que pessoas que estão nesse curso possam superar mais essa barreira do ensino. Diante do computador, os alunos quebram mais essa barreira saindo do lugar comum que é o ler/escrever ao utilizar uma ferramenta universal”, concluiu.

O coordenador do MOVA/Brasil para a região sudeste, Ionilton Gomes de Aragão, parabenizou a cidade de São Carlos pela iniciativa. “O seminário foi excelente e trouxe uma grande contribuição para a discussão que temos feito em torno da Educação de Jovens e Adultos no país. Esse encontro trará uma contribuição bastante grande para o processo de aprimoramento que estamos fazendo com o objetivo de executar aquilo que planejamos para essa área da educação”, revelou.

Na opinião da secretária Géria Montanari, o seminário serviu para que educadores e educandos pudessem expor suas visões do movimento de alfabetização e desta forma se possa aprimorar o tema. “Discutir as relações entre cultura e movimentos sociais e buscar aproximar as perspectivas de construção de alternativas na alfabetização de jovens e adultas significam ampliar a possibilidade de atendimento de novas pessoas. Só conseguiremos esse objetivo com o aprimoramento constante do modelo e o contato direto com a comunidade”, finalizou.

(11/09/06)
 
 

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