» CURSO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMEÇA HOJE PDF Imprimir E-mail

Nesta segunda, dia 11, às 19h, no auditório da Escola Estadual “Dr. Álvaro Guião”, acontece a aula inaugural do curso de História e Cultura Afro-Brasileira, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em convênio com o Ministério da Educação, que repassou recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) da ordem de R$ 84 mil.

O Curso de Formação para Ensino Fundamental, destinado a professores da rede municipal de São Carlos, terá três turmas com 30 cursistas/turma e será desenvolvido através da parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos (NEAB), da UFSCar. A carga horária será de 120 horas com três módulos de 40 horas cada um, divididos nos seguintes temas: Sensibilização, O direito a ser diferente, A diversidade étnico-racial e as transformações do currículo escolar.

Por entender a importância do tema em pauta, utilizando recursos próprios, a Prefeitura estenderá o curso a 30 professores de Educação Infantil. Segundo a assessora de Educação Étnico-Racial, Regina Conceição, “o curso tem por objetivo subsidiar o trabalho dos professores com a inclusão da temática étnico-racial nas salas de aula, valorizando assim a história e cultura de origem africana”.

Regina enfatiza que o curso visa adequar as práticas pedagógicas à lei federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica. “O ensino dessa matéria resgata a importância da participação da população negra para a formação da nossa sociedade”, finalizou.

Cada turma contará com um monitor que dará apoio para o desenvolvimento de atividades práticas em sala de aula, além dos professores-palestrantes responsáveis pelo desenvolvimento das aulas dos módulos. As aulas dos professores palestrantes serão presenciais, acompanhadas pelos monitores que, posteriormente, desenvolverão atividades com os professores cursistas.

Ao final do último módulo, o professor deverá apresentar um projeto de implementação dos conteúdos relativos à Lei Federal nº 10639/03, de acordo com o Parecer CNE 003/2004, a ser implementado em sua escola, o qual será acompanhado em seu desenvolvimento pela Assessoria de Planejamento Administrativo Educacional – Educação Étnico-Racial.

Programa:
Módulo 1: Sensibilização (duração 40h)
a) o contexto de surgimento da lei nº 10.639/03;
b) a ação do movimento social negro e a luta pela educação da população afro-descendente;
c) o conteúdo da lei federal nº 10639/03 e as mudanças na LDB;
d) a análise do parecer CNE - 003/04 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana;
e) trabalhando conceitos Básicos – estereótipo, preconceito, etnia, raça, discriminação racial, racismo etc.

Módulo 2: O direito a ser diferente (duração 40h)
a) diversidade e diferença na escola;
b) movimentos sociais e cidadania;
c) a construção de identidades étnico-raciais positivas;
d) o respeito à diferença e a construção da igualdade étnico-racial na educação;
e) trabalhando com a diversidade na sala de aula.

Módulo 3: A diversidade étnico-racial e as transformações do currículo escolar (duração 40h)
a) a escola e a construção da identidade na diversidade;
b) diversidade cultural e currículo: a questão racial na prática educativa dos/das professores/as;
c) uma introdução à história africana dos negros no Brasil: alguns aspectos;
d) construindo uma pedagogia da inclusão das diferenças étnico-raciais;
e) construindo um projeto de implementação da lei e do parecer para trabalhar nas escolas.

(11/09/06)
 
 

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